Últimas Notícias - Composites
SIKA apresenta resultados recorde em todas as áreas
Empresa divulga Relatório Financeiro de 2013
A Sika apresentou na última semana, o relatório com os resultados financeiros da companhia no mundo. O documento apresentou valores recordes em todas as áreas de atuação da empresa. "O fato de que tivemos um ano recorde deve-se à experiência e ao compromisso dos nossos 16.293 funcionários. Suas ideias e energia levaram a Sika para um próximo nível de desempenho e conseguimos resultados recordes para as vendas, o lucro líquido e o fluxo de caixa livre”, exaltou o CEO da Sika, Jan Jenisch.
Em função das condições prevalecentes exigentes em vários mercados, os resultados alcançados dão testemunho da força e robustez do modelo de crescimento da Sika. “Nossa fórmula de sucesso para o crescimento sustentável rentável é baseada nos pilares estratégicos da penetração de mercado, liderança tecnológica, a expansão acelerada nos mercados em crescimento, consolidação do negócio por meio de aquisições e uma forte cultura empresarial", completou o executivo.
No ano fiscal de 2013, o crescimento acelerado a cada trimestre e as vendas aumentaram em 9,4% (6,5% em francos suíços) para CHF 5,142.2 milhões. O ritmo de crescimento elevado e gestão de custos levou a números recordes de CHF 523,5 milhões (+20,9%) para o resultado operacional e CHF 344,7 milhões (+23,8%) de lucro líquido.
O crescimento em todas as regiões
Todas as regiões participaram deste crescimento alcançado. A Ásia/Pacífico (12,7%) e América Latina (15,1%) tiveram crescimento registrado na casa dos dois dígitos. A região conhecida como EMEA (Europa, Oriente Médio e África) teve um bom desempenho, com crescimento de 8,5%. As condições de mercado permaneceram difíceis na América do Norte, onde as vendas subiram 2,3%.
A expansão acelerada nos mercados emergentes produziu crescimento gratificante de vendas de 17,2% em moeda local (+11,8% em CHF). A proporção de vendas geradas pelos mercados emergentes aumentou para 38% (2012: 37%).
Dez novas fábricas
A estratégia de investimento da Sika é voltada para acelerar a expansão nos mercados em crescimento. Em 2013, um total de dez novas fábricas foram abertas na Ásia, América Latina, África e Leste Europeu. As novas unidades de produção na Rússia, Ucrânia, Romênia, Colômbia, China, Vietnã, Laos, Iraque, Angola e na África do Sul são investimentos fundamentais para continuar a conduzir a estratégia de crescimento bem-sucedido da empresa.
73 Novas patentes
O sucesso e a reputação da Sika são fundamentados em mais de cem anos de tradição de produtos inovadores. Despesas com pesquisas e desenvolvimento somam em 2013, CHF 166,1 milhões (2012: CHF 162,8 milhões), o equivalente a cerca de 3,2% das vendas. No período em análise, a Sika entrou com pedido de 73 novas patentes e fez 73 divulgações da invenções. Um grande número de novos produtos foram lançados com sucesso.
Aquisição de cinco empresas
Em 2013, cinco empresas, com um total de 1.058 funcionários e vendas anuais de CHF 372 milhões, foram adquiridas pela Sika. Com a unidade de negócios de adesivos da AkzoNobel (Europa), a Everbuild (UK), Texsa (Índia e México), Optiroc (Singapura e Malásia) e Radmix (Austrália), as sinergias serão alcançados no acesso a mercados e gestão de tecnologia.
Crescimento acima da média de lucro
No ano em análise, a margem bruta aumentou para 52,4% (2012: 52,2%). As despesas com pessoal e outras despesas operacionais subiram com menos intensidade do que as vendas. Assim, o lucro operacional cresceu 20,9% para CHF 523,5 milhões (2012: CHF 433,0 milhões) e a margem EBIT alcançou 10,2% (2012: 9,0%). O lucro líquido consolidado cresceu 23,8% para CHF 344,7 milhões (2012: CHF 278,5 milhões).
Balanço
O capital de giro líquido como percentual das vendas líquidas melhorou 17,3% (2012: 18,7%). Isto é principalmente atribuível a uma gestão mais eficiente dos estoques e contas a receber.
Nova estratégia para 2018
A Estratégia de 2018 foi desenvolvida e lançada em todo o mundo em 2013. O modelo de crescimento da Sika é a base para o seu sucesso em longo prazo e para seu desenvolvimento rentável, acima da média e liderança nos mercados-alvo individuais.
Dentro da estrutura da Estratégia de 2018, o crescimento das vendas de 6 a 8% ao ano é a meta a ser alcançada, assumindo taxas de câmbio constantes. A participação dos mercados emergentes nas vendas deve ser aumentada para 42 a 45% até 2018. Em termos de resultados, o objetivo é alcançar e manter uma margem EBIT de mais de 10% e um fluxo livre de caixa de mais de 6%.
Perspectivas positivas para 2014
A estratégia de crescimento deverá continuar em 2014, através de investimentos em mercados emergentes, o lançamento de novos produtos e as empresas adquiridas. No entanto, os movimentos da moeda e as condições prevalecentes em alguns mercados continuarão a representar um desafio no exercício em curso.
Para 2014, a Sika espera ver um resultado em linha com a nova Estratégia de 2018, com crescimento de vendas de 6 a 8%, assumindo taxas de câmbio constantes e tendências de margens estáveis.
Os valores mencionados no texto estão em francos suíços (CHF).
topo