Últimas Notícias - Composites

FEI leva exposição Bike Innovation à 5ª edição da Velocult


Bicicletas construídas por alunos e professores da FEI reproduzem
modelos do passado e futuristas e poderão ser vistas no Conjunto Nacional

São Bernardo do Campo – 6 de março de 2014 – Ao todo, quatro modelos de bicicletas, construídas pelo Centro Universitário da FEI, estarão expostas na 5ª edição da Velocult – Semana Cultural da Velocidade, de 9 a 29 de março, no Conjunto Nacional, em São Paulo. São duas réplicas, consideradas arrojadas para a época em que foram projetadas: uma criada por Leonardo da Vinci (1490) e outra pelo francês Conde Mede de Sivrac (1790); e duas bicicletas futuristas, inspiradas em modelos de competição e que utilizam o que há de mais inovador em engenharia e materiais.

            A FEI irá expor, ainda, um uniforme para ciclistas que incorpora inovações tecnológicas em sua confecção e que propiciam melhor desempenho, conforto e segurança aos atletas. As criações foram desenvolvidas pelos Departamentos de Engenharia Mecânica, Engenharia de Materiais e Engenharia Têxtil.

Responsável pelo desenvolvimento das bicicletas, o prof. Ricardo Bock, de Engenharia Mecânica do Centro Universitário da FEI, afirma que “os projetos são extravagantes, de acordo com a época em que foram desenvolvidos. As antigas mostram a genialidade de seus criadores. Com as bicicletas atuais, queremos demonstrar o que existe de mais avançado em engenharia e materiais”.

Saiba mais sobre os modelos que serão expostos:

  • cid:image014.jpg@01CF3479.624C79E0Um dos destaques é a bicicleta criada por Leonardo da Vinci, feita de madeira, que contava com um mecanismo de direção com guidão, apesar de a articulação ficar no meio da estrutura da bicicleta, e um primitivo sistema de transmissão, com pedais, coroa e pinhão ligados por meio de uma cinta de couro perfurada.

 

 

  • cid:image015.jpg@01CF3479.624C79E0 Outro modelo é o Celerífero, de autoria do francês Conde Mede de Sivrac (de 1790), também feita de madeira e que se parece com uma bicicleta comum, mas rudimentar, pois não tem pedais nem um dispositivo para mudança de direção.
  • cid:image016.jpg@01CF3479.624C79E0 O modelo futurista é inspirado em bicicletas de competição, próprias para correr em velódromos. Possui visual arrojado e exclusivo, proporcionado pela carenagem em fibra de vidro, e oferece conforto e bom posicionamento do ciclista, pois seu projeto respeita todas as medidas de ergonomia. A transmissão é feita por correia dentada.

 

  • cid:image017.jpg@01CF3479.624C79E0Esta bicicleta foi desenvolvida com o que há de mais sofisticado em termos de engenharia e materiais, com destaque para a transmissão do tipo epicicloidal de um estágio e um eixo intermediário com transmissão por corrente de rolos. A fibra de carbono garante maior desempenho e durabilidade.
  • cid:image018.jpg@01CF3479.624C79E0    cid:image019.jpg@01CF3479.624C79E0            O uniforme para ciclistas foi confeccionado com tecnologias que contribuem significativamente para um bom desempenho dos atletas. A modelagem com poucas costuras reduz a resistência do ar, o que permite um ganho em velocidade. Além disso, o conforto térmico nas áreas de maior transpiração é garantido pela utilização de poliamida, que possui bom transporte de umidade, e de furos no tecido, feitos com corte laser. A área onde se concentra o atrito do corpo do atleta e o banco da bicicleta tem forro em formato ergonômico em tecido de elasticidade e efeito bactericida e duas camadas de espuma com densidades diferentes, para melhor absorção de impacto.

 

A Velocult tem como principal objetivo unir cultura e esporte, levando ao público a história do automobilismo brasileiro, grandes fatos ocorridos e seus protagonistas. Para a FEI, integrar a exposição Bike Innovation reforça sua participação nessa história e mostra seu compromisso com a inovação. “Uma vez que as bicicletas têm conquistado cada vez mais espaço em São Paulo e têm sido consideradas uma alternativa mais sustentável de transporte nas grandes cidades, é importante resgatar projetos como o do Leonardo da Vinci e apresentar o que há de mais sofisticado e atual”, completa o prof. Bock.
Agende-se:

Bike Innovation
5ª Velocult – Semana Cultural da Velocidade
De 9 a 29 de março
Segunda a sábado, das 8 às 22 horas
Domingos e feriados, das 11 às 22 horas
Espaço Cultural do Conjunto Nacional - Avenida Paulista 2073, São Paulo
http://velocult.com.br/



  topo