Últimas Notícias - Composites

Aumento de desempenho e durabilidade para revestimentos


Durante a segunda edição da TeCobI Expo, feira exclusivamente voltada ao setor de telhados, coberturas e impermeabilização, que aconteceu de 20 a 22 de maio, em São Paulo, a Dow apresentou, no congresso do evento, lançamentos e conceitos para impermeabilizantes que promovem aumento do desempenho, durabilidade e, consequentemente, mais sustentabilidade ao produto final. A empresa, que investe a cada ano US$ 1,7 bilhão em pesquisa e desenvolvimento, destacou as soluções que suas áreas de construção e controle microbiano oferecem para o setor.


Detentora de um completo portfólio de aditivos e especialidades, tais como éteres de celulose, polímeros redispersíveis e emulsões base água para as mais diversas aplicações, a Dow destacou as tendências e lançamentos para três segmentos: membranas impermeabilizantes base acrílica para telhados e lajes; membranas cimentícias para impermeabilização de lajes, banheiros e reservatórios de água; e soluções base acrílica para proteção de telhas de concreto e cerâmica. Para todas essas aplicações, a empresa apontou também as tecnologias para controle microbiano que são oferecidas ao mercado.
Entre os lançamentos estava uma nova emulsão 100% acrílica para aplicação em membranas líquidas e cimentícias bicomponentes. “A versatilidade é a característica mais relevante deste produto que estamos trazendo para os clientes”, adianta Ana Claudia Barboza, gerente de Pesquisa, Desenvolvimento e Serviços Técnicos da Dow Construction Chemicals para a América Latina.

Além dessa emulsão, a empresa destacou outras soluções que foram desenvolvidas para suprir as tendências do setor. São elas:

Primal RT 4040 (lançamento): revestimento 100% acrílico base água, pronto para a aplicação, que promove maior durabilidade e proteção a superfícies e telhas de concreto, telhas cerâmicas, e telhas e painéis em fibrocimento. O conceito pronto para uso é principalmente interessante para fabricantes de telhas, pois elimina etapas de formulação, aumentando a eficiência em seu processo produtivo.

Primal AS 8012 (lançamento): emulsão estireno acrílica para membranas cimentícias flexíveis bicomponentes livre de alquilfenol etoxilado (APEO free), de formaldeído e de amônia que se caracteriza por ser amigável ao meio ambiente.

Primal AS8000 e AS7000: emulsões acrílicas para formulação de membranas cimentícias bicomponentes com alta resistência mecânica. Cada produto é indicado para aplicações com diferentes necessidades em termos de flexibilidade e adequação à movimentação das estruturas.

Controle microbiano
 
Um valor importante que o portfólio da Dow agrega aos impermeabilizantes são as tecnologias mais sustentáveis e eficientes para controle de mofo, algas e bactérias. E como forma de garantir o melhor desempenho, a empresa oferece aos clientes o selo de performance Bio-Pruf como uma ferramenta de diferenciação para os revestimentos. Trata-se de uma tecnologia antimicrobiana que possui propriedades para oferecer tripla proteção para pisos, paredes e telhados, que é biodegradável e que emite baixo teor de compostos orgânicos voláteis (VOC).

Uma vez que os produtos de controle microbiano potencializam o desempenho das soluções que contribuem para o aumento da durabilidade de telhados e coberturas, também foram destacadas na TeCoBI as linhas de preservantes da Dow Microbial Control:
Rozone - aditivo líquido com baixa toxidade e reduzida suscetibilidade à lixiviação por intempéries como chuva ou maresia. Uma vez que o produto não migra para o ambiente, ele pode ser aplicado em pequena dosagem na formulação e ao mesmo tempo aumentar a efetividade do impermeabilizante. Permite, ainda, a aplicação da tinta sobre a parede mesmo quando há mofo, sem a necessidade de raspagem.

Amical 48 - fungicida em pó incorporado facilmente em produtos sólidos, rejuntes e membranas, que minimiza a exposição de aplicadores e oferece alta eficiência. Sua aplicação exige baixa dosagem nas formulações de impermeabilizantes.

Informações adicionais sobre a Dow podem ser encontradas em www.dow.com ou Jean Carbonelli - carbonelli@dow.com



  topo