Últimas Notícias - Composites
Empresas desenvolvem primeira roda termoplástico com carbono
Composto de materiais possibilita maior leveza, resistência e economia
A parceria entre as empresas Sabic e Kringlan Composites resultou na primeira roda de composto termoplástico com carbono do mundo. As fabricantes desenvolveram um material que substitui o metal e a liga de alumínio, ajudando a reduzir o peso, as emissões de gases poluentes e os custos de fabricação em todos os setores da indústria automotiva.
A Kringlan e a Sabic vêm trabalhando no protótipo para um fabricante de automóveis da Alemanha. Com a redução de peso, há uma economia no consumo de combustível e uma redução das emissões de CO2. O conceito também oferece uma solução mais sustentável. A roda será fabricada com menor impacto ambiental e poderá ser reciclada.
Thierry Materne, o vice-presidente de tecnologia e inovação da unidade de negócios Innovative Plastics da Sabic, explica: "A combinação da resina Ultem (resina de PEI - polieterimida) de alto desempenho da Sabic com a tecnologia de fabricação tridimensional da Kringlan para compostos com carbono, quando comparado a outros materiais termoplásticos, o conceito oferece uma resistência superior a altas temperaturas, estabilidade dimensional, bem como resistência a produtos químicos".
O design das rodas está em conformidade com as normas para rodas de metal pelo instituto de testes alemão TüV, aumentando a possibilidade de uso pelas montadoras. A roda de composto de carbono termoplástico oferece resistência, maior leveza e economia de combustíve. A aposta é que, com ela, as montadoras possam melhorar o desempenho de seus automóveis.
topo