Últimas Notícias - Composites

Estação de Carregamento Solar gera energia limpa para recarregar dispositivos móveis


A tecnologia foi inspirada em exemplos bem sucedidos, ao redor do mundo, de soluções para recarga de bateria, utilizando energia do sol e transformando-a em elétrica

Quem vai ao Recife Antigo, especialmente agora, na época de Copa do Mundo, terá a oportunidade de usar a Estação de Carregamento Solar, que oferecerá aos cidadãos uma solução inovadora para recarregar celulares, smartphones, MP3 players, navegadores GPS, cujas baterias, na maioria das vezes, não duram o dia todo. A tecnologia, que já faz sucesso em várias cidades ao redor do mundo e em Porto de Galinhas, chegará na próxima sexta-feira (13), na cidade pernambucana, potencializando seu uso para o período da Copa.

O projeto é da SiliconReef, em parceria com o C.E.S.A.R. A nova estação terá seis pontos de recarga, que podem ser usados simultaneamente. Cada ponto possui um tipo diferente de conexão que foram projetados para atender os principais aparelhos do mercado, oferecendo proteção ao sol, a chuva, lugar para sentar e acesso reservado e facilitado para cadeirantes. A energia solar capturada pelo sistema é transformada em energia elétrica e armazenada pela estação para que possa ser utilizada para recarregar os aparelhos, mesmo a noite ou em dias nublados.

A estação de carregamento por si só desperta interesse em quem passa por ela, pois tem um design convidativo e surpreende quem experimenta. A tecnologia chegou à Porto de Galinhas no início deste ano e foi aprovado pelos usuários de imediato. Em maio, a cidade sofreu um apagão que durou cerca de cinco horas. Neste período, a Estação de Carregamento Solar foi a solução para quem ficou com o celular sem bateria, por exemplo.

Inicialmente, a estação de carregamento solar atenderá os usuários do Recife Antigo durante dois meses. A partir desta sexta-feira, 13 de junho, a nova tecnologia estará disponível na Praça do Arsenal, na rua do Bom Jesus, em frente ao museu arqueológico.

SOBRE A SILICONREEF
Criada em 2008, fruto de uma parceria com o Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife (C.E.S.A.R.), é uma empresa brasileira de inovação no desenvolvimento de produtos e projetos voltados para aplicações de geração de energia renovável e eficiência energética que alia tecnologia de ponta e sustentabilidade energética potencializando o uso de fontes alternativas de energia.

Desde a sua fundação, a SiliconReef desenvolve serviços de concepção e projeto de circuitos integrados dedicados e projetos baseados em arquiteturas de prototipação rápida (FPGA). Os serviços são oferecidos em padrão de excelência de modo a atender às necessidades de diferentes segmentos como automotivo, utilities, eletroeletrônico e automação industrial.
A SiliconReef vem traçando uma história de sucesso e reconhecimento do mercado. Em 2009 a empresa foi campeã nacional do Desafio Brasil, uma competição de empresas inovadoras  promovida pela Fundação Getúlio Vargas e suportada pela Intel. Fruto dessa conquista, a empresa foi convidada para apresentar seu plano de negócios no Vale do Silício.  Em 2012, a empresa recebeu um investimento do Fundo Criatec, o qual tem sido utilizado para financiar o lançamento comercial do produto EH01 no mercado internacional.
SOBRE O C.E.S.A.R

O C.E.S.A.R é um centro privado de inovação que cria produtos, serviços e empresas com Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs). Desde 1996, a instituição desenvolve soluções em todo o processo de geração de inovação em e com TICs - desde o desenvolvimento da ideia, passando pela concepção e prototipação, até a execução de projetos para empresas dos mais diversos setores, como: telecomunicações, eletroeletrônicos, defesa, automação comercial, financeiro, logística, energia, saúde e agronegócio. O C.E.S.A.R atua também na área educacional, com cursos de extensão, especialização e mestrado profissional em TICs, além de oferecer consultorias tanto para a criação de modelos/metodologias educacionais inovadoras, como para criação de estratégias de negócio conectadas com tecnologia.

Uma lista parcial de clientes do C.E.S.A.R inclui Exército Brasileiro, Agência Nacional das Águas (ANA), CHESF, Banco Central do Brasil, Alcatel, Gemalto, Bematech, Rapidão Cometa, LG, Sonae Sierra Brasil, Whirlpool, Tetrapak, Motorola, Positivo, Samsung, Siemens e Saraiva. Em 2013, o C.E.S.A.R superou a marca de R$ 70 milhões em vendas de projetos de inovação.
Prêmios e reconhecimentos nacionais validam a contribuição do C.E.S.A.R para o desenvolvimento da indústria de inovação no país. Destaque para o Prêmio FINEP de Mais Inovadora Instituição de Pesquisa do Brasil (2004 e 2010), o Prêmio de Modelo de Negócios Mais Inovador do País pela Revista Época Negócios (2009) e o Prêmio Info200 de Melhor Empresa de Serviços de Software (2005). Mais em www.cesar.org.br.



  topo