Últimas Notícias - Composites

Compósitos Para Uso Industrial



O livro “Compósitos Para Uso Industrial” foi escrito para atender as necessidades de engenheiros especialistas, sejam eles fabricantes, usuários ou projetistas, que necessitem de uma base sólida sobre a tecnologia dos compósitos. O livro é útil também para não-especialistas, cujas tarefas se restringem apenas à aquisição e à manutenção de itens de compósitos.

O escopo do livro é abrangente, quase completo, cobrindo praticamente todos os assuntos de interesse. São 573 páginas e 33 capítulos dedicados a explicar as funções das matérias-primas, a descrever os processos e os mecanismos de falha e a estimar as propriedades mecânicas dos compósitos usados em aplicações industriais. São mostrados todos os protocolos para fazer cálculo estrutural de tubos e de tanques, horizontais, verticais, retangulares, com e sem cargas de vento e de vácuo.

Um dos pontos fortes do livro é a abordagem racional e a descrição completa dos critérios usados para fazer cálculo estrutural. O texto descreve com detalhes os critérios tradicionais e em alguns casos propõe a substituição deles por critérios alternativos. Esse é o caso do HDB, usado para fazer cálculo de tubulações nas indústrias de petróleo e de saneamento, e que é demolido no livro.

São apresentados dois modelos quantitativos para estimar a durabilidade dos equipamentos de compósitos, sendo um deles para ambientes agressivos e o outro para obras de infraestrutura, em ambientes amenos. Esses modelos foram apresentados em 2006, na conferência da ACMA em Saint Louis, mas  essa é a primeira vez que eles aparecem em livro.

A montagem de tubos foi estudada e apresentada com carinho. O capítulo 27A trata com profundidade inédita a tecnologia das uniões laminadas. Essa tecnologia é em seguida estendida para fazer reparos estruturais em tanques. O capítulo 32 mostra com fotos todo o protocolo de reparo estrutural de tanques para armazenar produtos químicos.

O engenheiro de compras vai apreciar o protocolo para fazer inspeção de equipamentos novos. E o engenheiro de manutenção vai se deleitar com a nova proposta para fazer inspeção e manutenção de equipamentos envelhecidos em uso.

Enfim, este é um livro que deve ser muito útil para os interessados. Ele foi escrito para gerar confiança nos projetistas e nos usuários. Muitos conceitos novos são introduzidos. Alguns conceitos antigos são questionados. Outros são simplesmente demolidos. A leitura é simples e fluente. A aplicação das fórmulas matemáticas é suportada e consolidada por exemplos numéricos fáceis de entender.

Mais informações – Almaco – Tel.: (11) 3719-0098 ou almaco@almaco.org.br



  topo