Últimas Notícias - Composites

Parceria da OXITENO com o Instituto Mexicano de Petróleo será focada em exploração e produção



Especializada na produção de tensoativos e especialidades químicas, desenvolvendo soluções para o mercado de óleo e gás, desde a exploração até o refino, a Oxiteno firmou uma parceria de cooperação tecnológica com o Instituto Mexicano do Petróleo (IMP). De acordo com a gerente de Pesquisa & Desenvolvimento da Oxiteno, Nádia Armelin, o objetivo da colaboração é trocar conhecimento tecnológico com foco em descoberta, desenvolvimento e aprimoramento de novas soluções para o setor petrolífero. Dentro dos projetos a serem desenvolvidos, estão soluções de alta performance para poços maduros, visando à exploração de óleo em águas profundas e às oportunidades de gás de xisto em algumas regiões das Américas, sendo que a empresa brasileira aponta as demandas do pré-sal como um de seus focos.

Que tipos de especialidades químicas a Oxiteno produz?
A Oxiteno é líder na produção de tensoativos e especialidades químicas, desenvolvendo soluções inovadoras que atendem os mercados de óleo e gás, desde a exploração até o refino. Além disso, a empresa desenvolve produtos para os mercados de cuidados pessoais, limpeza doméstica e industrial, agronegócio, tintas e vernizes, entre outros.

De que forma elas estão relacionadas à indústria de petróleo e gás?
Especificamente sobe o setor de óleo e gás, a empresa é uma das maiores fornecedoras de soluções em tensoativos e solventes de alto desempenho. A empresa lidera ainda a produção de glicóis e aminas no país e, no mundo, tem a segunda maior capacidade de etoxilação.

Com foco em desenvolver produtos para os desafios no pré-sal, em poços maduros e em águas profundas, a empresa tem aumentado seus investimentos em pesquisa e desenvolvimento (P&D). No final de 2013, a Oxiteno iniciou o projeto de ampliar o seu Centro de P&D. O objetivo é fomentar o desenvolvimento de tecnologias inovadoras e ampliar as competências da empresa para atender as novas demandas setoriais.

O projeto conta com o incentivo do Governo Federal por meio do Inova Brasil, da Finep. A iniciativa permitirá, entre outros fatores, que a empresa desvincule a dependência de tecnologias internacionais para atender com mais agilidade ao setor.

Do que consiste a parceria entre a Oxiteno e o IMP?
A parceria tem como objetivo a troca de conhecimento tecnológico com foco em descoberta, desenvolvimento e aprimoramento de novas soluções para o setor petrolífero. É o primeiro convênio internacional da Oxiteno para esse segmento.

Estão previstos financiamentos do instituto para desenvolvimento de tecnologia?
Esse tópico ainda será discutido entre as partes.

Que projetos já foram decididos para a parceria?
As linhas de pesquisa estarão pautadas nos desafios tecnológicos atualmente enfrentados pelo mercado de óleo e gás, como, por exemplo, a necessidade de soluções de alta performance para os poços maduros, os desafios da exploração de óleo em águas profundas e também a oportunidade de gás de xisto em algumas regiões das Américas.

Por que a escolha pelo instituto mexicano?
O mercado das Américas é estratégico para o negócio de óleo e gás da Oxiteno e o IMP é um dos institutos mais renomados do mundo quando o assunto é tecnologia e conhecimento para a indústria petrolífera.

A Oxiteno já possui três fábricas no México e uma atuação de destaque no país. Com plantas localizadas nas cidades de Coatzacoalcos, Guadalajara e San Juan del Rio, que produzem tensoativos e especialidades químicas amplamente utilizados na exploração e produção de petróleo e gás.

A empresa conta ainda com um moderno centro de Pesquisa & Desenvolvimento, localizado em Guadalajara, que apoia os negócios da Oxiteno em toda a região do NAFTA e conta como infraestrutura para o desenvolvimento de novos produtos e aplicações. (Petronoticias)



  topo