Últimas Notícias - Composites
Dow amplia capacidade de sua unidade no Guarujá para atender ao aumento na demanda por resina epóxi líquida
Crescimento dos setores de tintas e revestimento e energia eólica impulsionam aumento na produção
A Dow, um dos maiores produtores de intermediários e resinas epóxi do mundo, e única empresa que fabrica resina epóxi líquida na América Latina, expandiu a capacidade de sua unidade do Guarujá em 30% para suprir a demanda de mercados importantes e com forte tendência de crescimento neste ano: tintas e energia eólica.
O Brasil é um dos cinco maiores mercados mundiais para tintas, sendo que no país são fabricadas tintas para todas as aplicações, com a mais alta tecnologia e sistemas inovadores. Segundo a Associação Brasileira dos Fabricantes de Tintas (ABRAFATI), o setor apresentou faturamento líquido de mais de R$ 9 bilhões em 2013 e a previsão de crescimento para 2014 é de 2% a 3%. Por sua vez, o Conselho Global de Energia Eólica (Global Wind Energy Council – GWEC) divulgou recentemente as estatísticas referentes ao mercado eólico em 2013, apresentando uma capacidade cumulativa global de 318.137 MW, um aumento de quase 200.000 MW nos últimos cinco anos. O relatório aponta que o Brasil contratou 47 GW de novos projetos no ano passado e registrou a marca de 109 usinas instaladas e 77 parques em construção.
“Nos últimos anos, investimos consistentemente em nossa unidade local no Guarujá com a aquisição de novos equipamentos e melhorias para garantir o aumento da capacidade do reator, impactando diretamente no aumento da produção”, afirma Caio Sedeno, Diretor Comercial da área de Epoxy para a América Latina. “Agora, com o aumento de 30% da capacidade, podemos garantir o fornecimento para novas demandas e continuar a contribuir para o crescimento sustentável de nossos clientes”, completa.
A Dow oferece ao mercado um portfólio completo de resinas epóxi líquida, sólida, sólida em solução, bem como blendas de epóxi, sistemas e endurecedores. Além disso, a Companhia possui uma linha completa de tecnologias base epóxi mais sustentáveis, que inclui resinas e endurecedores base água, bem como uma série de baixa emissão que facilita as formulações de baixo teor de compostos orgânicos voláteis (VOCs) e baixo odor.
topo