Últimas Notícias - Composites
ESTALEIRO ARPOADOR CONSTRÓI SEGUNDO GALPÃO EM GUARUJÁ E PLANEJA OUTRO PARA 2014
Por Rafael Godinho
Com 11 anos de existência, o Estaleiro Arpoador fabrica embarcações sob encomenda, de alumínio ou fibra de vidro, e conta com duas unidades, ambas na região Sudeste. A maior delas, localizada no Guarujá, ocupa 106,7 mil m² e pode construir, simultaneamente, quatro embarcações de porte médio (46m), de alumínio, GRP e aço. Já a segunda, uma área 5 mil m², está em Angra, e é capaz de fabricar embarcações de fibra de vidro de até 25 m. A companhia, que em maio concluiu seu segundo galpão na unidade no Guarujá, pretende inaugurar o terceiro em janeiro de 2014. Segundo Henrique Franco, gerente da Arpoador, a empresa já atua em sua capacidade máxima, mas se prepara para um incremento significativo nos pedidos após o leilão do pré-sal.
Qual é a especialidade dessas embarcações?
Basicamente levar granéis, cargas líquidas para as plataformas de petróleo, peças de reposição e passageiros. Isso porque uma plataforma e os navios que operam no pré-sal ficam a uma distância muito grande da costa e são fixos lá. Então são essas pequenas embarcações que fazem o transporte de carga diariamente, levando alimento, óleo diesel, água potável, peças etc.
O que determina a aplicação de fibra de vidro ou alumínio nas embarcações?
Os barcos que nós fazemos de alumínio têm o diferencial da velocidade, ou seja, são feitos para serem mais rápidos, porque precisam chegar rapidamente à plataforma levando passageiros e cargas que ela necessite. Essa rapidez é por causa da distância mesmo. As embarcações convencionais são mais pesadas e lentas.
topo