Últimas Notícias - Composites
Transporte metroferroviário - São Paulo reúne mais obras
A Secretaria de Transportes Metropolitanos nunca teve tantas obras em andamento em São Paulo e região, nem tantos recursos sendo aplicados como agora, com as cinco linhas do Metrô em andamento e as da CPTM.
Em 2014, serão nove obras sendo que umas estão em fase de licitação e outras em aprovação de licenciamento ambiental e de diagnóstico arqueológico. Na palestra de encerramento da 19ª. Semana de Tecnologia Metroferroviária, realizada pela Associação de Engenheiros e Arquitetos do Metrô – AEAMESP, o secretário de Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes não escondia sua satisfação em detalhar o quadro das obras em andamento com investimentos da ordem de R$18,2 bilhões.
"Quando alguém me pergunta se as condições de transporte irão melhorar para os passageiros, eu não tenho dúvidas em dizer que sim, com a entrega de novas estações, a chegada de novos trens e a entrada em operação de novas linhas nos próximos anos. E vão melhorar ainda mais com a construção da linha 6 de 15,9 km, que vai ligar o bairro da Brasilândia à Estação São Joaquim; a extensão da linha verde para o bairro de Anália Franco, o monotrilho de 20 km para o ABC, que são projetos irreversíveis. Todos são projetos para conclusão em quatro, seis e oito anos”, comemora o secretário.
O edital da linha 6 já foi publicado e estará disponível para interessados a partir desta segunda-feira (16/9) até o dia 30 de outubro e a abertura dos envelopes com as propostas está marcada para às 14 horas do dia 31 de outubro.
Em entrevista coletiva após a palestra, Fernandes disse estar confiante que nesta segunda tentativa haja interessados porque o dólar a ser usado nas importações foi atualizado para R$2,30 e a indenização das desapropriações necessárias ao longo da linha, ficarão por conta do Estado, atendendo a sugestões de investidores. Ele disse também que a licitação de rodovias pelo governo federal nesse mesmo período poderá concorrer com os mesmos grupos de investidores do metrô, mas que está confiante depois que algumas regras foram mudadas a pedido dos interessados.
Homenagens
O presidente da AEAMESP, José Geraldo Baião homenageou o governador Geraldo Alckmin com o troféu Personalidade do Ano pelos investimentos em sistemas estruturais e geração de emprego no setor metroferroviário, visando a melhoria da mobilidade da macro metrópole. O prêmio será entregue em audiência que o governador concederá nesta terça-feira, (17/9) no Palácio dos Bandeirantes a toda diretoria da AEAMESP. O secretário de Transportes Metropolitanos Jurandir Fernandes ressaltou os resultados desses investimentos para a economia do Estado, com a vinda de novas indústrias como a CAF, da Espanha, a Bombardier, do Canadá e o anúncio da nova fábrica da Hyundai coreana.
Receberam também o troféu AEAMESP, o engenheiro Paulo Espósito, diretor da entidade responsável pela organização da 19ª. Semana de Tecnologia Metroferroviária e o engenheiro Vicente Abate, presidente da Associação Brasileira da Indústria Ferroviária - Abifer.
Baião agradeceu a presença das personalidades que prestigiaram o evento, como o secretário Jurandir Fernandes, o presidente do Metrô, Luiz Antônio Pacheco, o presidente da CPTM, Mário Manuel Seabra Bandeira, presidente da EMTU – Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos, Joaquim Lopes da Silva Jr, presidente da ALAMYS – Associação Latinoamericana de Metrôs e Subterrâneos, Mário Fioratti Filho, o presidente da ANTP Associação Nacional de Transportes Públicos, Ailton Brasiliense e Vicente Abate, presidente da ABIFER, além do público de mais de duas mil pessoas presentes aos trabalhos técnicos, aos painéis e à Metroferr, a feira anexa, que desta vez ocupou maior espaço no centro de convenções Frei caneca, em São Paulo.
Baião destacou a expansão do evento, que vem despertando interesse cada vez maior e trazido representantes de quatro países vizinhos e de 14 estados. "Esta é a última Semana de Tecnologia que nossa diretoria organizou, uma vez que nosso mandato se encerra em 31 de dezembro de 2013”. E disse ter certeza que o evento continuará sendo prestigiados pelas empresas e anunciou a realização da 20ª Semana de Tecnologia Metroferroviária para setembro de 2014.
Jaime Domingo Filho, vice-presidente da AEAMESP, fez um balanço do evento, registrando a presença de mais de duas mil pessoas nos quatro dias, a apresentação de 42 trabalhos técnicos e dos onze painéis, em que foram debatidos os desafios da mobilidade sustentável por representantes de órgãos públicos federais, estaduais e municipais, empresários e profissionais especializados.
topo