Últimas Notícias - Composites
Empresas de sucata não conseguem aval da Cetesb para reciclar caminhões
A Cetesb (Companhia de Tecnologia e Saneamento Ambiental), do governo paulista, negou pedido das empresas do comércio atacadista de ferrosos para participarem do programa de renovação de frota de caminhões do Estado. Embora oSindicato do Comércio Atacadista de Sucata Ferrosa e Não-Ferrosa do Estado de São Paulo (Sindinesfa) tenha mostrado em documento enviado no mês passado a capacidade do setor em reciclar caminhões antigos, a Cetesb insiste na necessidade de uma licença ambiental específica para as empresas recicladoras.
Hoje, as empresas do setor já possuem autorização para operar em sua atividade diária e há décadas atuam no ramo de renovação de frotas de veículos fora do âmbito do programa. Além disso, elas possuem certificado de dispensa de licença emitido pela própria Cetesb, certificações ISO 9001 e 14001 e contam com modernos equipamentos de trituração de automotores e conhecimentos logísticos ambientalmente corretos.
A negativa da Cetesb cria, conforme o Sindinesfa, uma reserva de mercado a algumas poucas usinas autorizadas a participar do programa, com prejuízos aos caminhoneiros, ao programa e as empresas que atuam nesse segmento em São Paulo.
topo