Últimas Notícias - Composites

Espaço Mizumo de Educação Ambiental está aberto à visitação



Imagem em alta: Clique para download

Em projeto pioneiro implantado na Flor do Vale - Alambique e Parque Ecológico que
fica localizado na Serra Gaúcha, a empresa foca na conscientização para difundir
a importância do saneamento básico para as pessoas e a natureza

 

Para a Mizumo – referência nacional em estações pré-fabricadas para tratamento de esgoto sanitário (ETEs) – a conscientização é fundamental para a preservação do meio ambiente. Por isso, a empresa apoia o projeto designado “Espaço Mizumo de Educação Ambiental”, organizado pela Flor do Vale - Alambique e Parque Ecológico, complexo turístico e ecológico instalado em Canela (RS).

O espaço, que entrou em operação em outubro, conta com a exposição de banners informativos fornecidos pela Mizumo, que explicam, por meio de ilustrações, o funcionamento da ETE instalada no local e a sua importância para a preservação do meio ambiente. A expectativa é que a Flor do Vale receba mais de 10 mil alunos de escolas e universidades ao ano. “Trata-se de uma ação importante para apresentar o sistema como solução segura e eficiente no tratamento do esgoto e despertar a conscientização nas novas gerações e visitantes do local”, afirma o gerente de mercado da Mizumo, Giovani Toledo.

O acesso ao espaço é gratuito para quem visita o parque. As pessoas que fazem o Percurso da Cachaça – uma das atrações do local - recebem visitas guiadas. Para estudantes, são formatadas apresentações de acordo com o nível de escolaridade. A Flor do Vale - Alambique e Parque Ecológico foi criada em 2007 e conta com 5 mil m² de área, das quais 70% são de mata preservada. Recebe 45 mil visitantes anualmente e tem como atrações, além da natureza exuberante, produção de cachaça artesanal e gastronomia.

Para o gestor de desenvolvimento do empreendimento, Antonio Cardoso Junior, o apoio da Mizumo é fundamental para a realização deste projeto, que não existiria sem o suporte para a concepção do material. “Estamos orgulhosos pela Mizumo ter acreditado na ideia. Este será mais um passo para colocarmos em prática um projeto de pesquisa e desenvolvimento social e sustentável, com o intuito de, até 2016, fazer da Flor do Vale um instituto de pesquisa da fauna e da flora locais, com apoio de universidades”, destaca.

Qualidade e preservação
A parceria entre a Mizumo e a Flor do Vale iniciou-se em 2007, quando foi instalada a ETE modelo Business com desinfecção por radiação ultravioleta (UV), nas dependências do parque. O sistema, com capacidade de vazão diária de 6 m³ (6.000 litros/dia), trata todo o esgoto sanitário do empreendimento, gerado por cerca de 120 usuários. Além disso, atende a uma característica específica do projeto que, por conta da proximidade com um curso de águas limpas. O efluente tratado tem índice de tratamento ideal para descarte diretamente no rio.

A preservação do meio ambiente foi a principal preocupação da Flor do Vale na busca por uma solução para o tratamento de esgoto gerado no local. “Foi realizada uma ampla pesquisa sobre as opções disponíveis no mercado e a Mizumo surgiu com a solução perfeita para as necessidades do parque. Pesaram na decisão a qualidade técnica do equipamento, o mínimo impacto ambiental provocado e o atendimento prestado pelos técnicos da empresa. O retorno alcançado é imensurável e os visitantes ficam impressionados com a tecnologia do equipamento”, afirma Junior.

Serviços
Informações sobre a Flor do Vale podem ser obtidas nos links: www.parqueflordovale.com.br ou www.facebook.com/ParqueFlordoVale.



  topo