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Setor OFFSHORE deve demandar 100 novos Helicópteros nos próximos sete anos


A Helibras, que possui 27% de participação no mercado brasileiro de helicópteros para o segmento offshore, está animada com o setor de óleo e gás e estima que ele deva demandar 100 novas aeronaves de médio e grande porte nos próximos sete anos. A empresa já fornece cinco tipos de aeronave ao setor no Brasil, tendo sido responsável pela entrega de 50 dos quase 200 helicópteros que compõem a frota offshore nacional, e pretende lançar um sexto modelo no país em breve, cujo desenvolvimento foi realizado junto com operadoras offshore. O vice-presidente Comercial e de Marketing da Helibras, François Arnaud, contou que em 2011 a demanda das companhias girava em torno de 800 mil passageiros no segmento brasileiro, enquanto que em 2015 esse número deve saltar para 1,6 milhão de pessoas.
Qual a relevância do setor offshore para a Helibras? Quanto a área representa nos negócios da empresa?
O setor de oil&gas é um dos mais promissores do mercado brasileiro de helicópteros, do qual a Helibras possui 27% de participação. As expectativas de crescimento apontam para uma demanda superior a 100 novas aeronaves de grande porte, cada vez mais necessárias por causa das distâncias maiores entre o continente e os poços de exploração do pré-sal. Esse crescimento inclui, também, a contratação de pilotos, mecânicos e serviços de pós-venda, na mesma proporção.
Quais são os helicópteros voltados para a utilização no setor offshore?
Existem várias opções dentre os 11 modelos que a Helibras comercializa atualmente. A escolha depende da missão que a aeronave vai realizar. Podemos citar os modelos mais usados pelo mercado offshore: o EC225, o EC155, o AS365, o EC145 e o EC135. Em linhas gerais, pode-se dizer que para operar em offshore os helicópteros precisam de potência e segurança, além, é claro, de uma capacidade de transporte cada vez maior [Veja o quadro no fim da entrevista].
Quais são os principais usos de helicópteros no setor?
O helicóptero é o mais importante instrumento de transporte do setor offshore – e, importante lembrar, em atividades onshore também, em regiões distantes como a selva amazônica, por exemplo. O transporte de pessoas que vão ou voltam do trabalho é o que mais aparece, por ser o de maior volume. Mas, o transporte aeromédico, que precisa ser muito rápido, é uma missão estratégica nesse setor. E também o transporte de alguns equipamentos, que as plataformas precisam com urgência, além de alimentos, remédios, correspondências e uma infinidade de outros itens.
Quais são os principais clientes da Helibras no segmento?
Os principais clientes Eurocopter/Helibras são: OMNI, BHS, Aeróleo e Helibarra.
É um mercado crescente para a empresa? Pode dar números relativos aos últimos anos?
Estimativas do setor apontam que, nos próximos sete anos, o mercado offshore vai necessitar de mais 100 helicópteros de médio e grande porte para atender a uma demanda que foi de 800 mil passageiros em 2011 e que deverá chegar a 1,6 milhão em 2015. Existem hoje, no mercado offshore brasileiro, cerca de 200 helicópteros, de todas as marcas. Destes, 50 são modelos produzidos pela Helibras/Eurocopter.
Qual a capacidade de fabricação da empresa no Brasil hoje? Quantos helicópteros a empresa fornece ao setor de óleo e gás por ano? Tem planos de ampliar esse número?
A Helibras tem capacidade para produzir 36 helicópteros leves por ano em uma de suas linhas de produção, considerando um período médio de três a quatro meses necessários para a fabricação de um desses helicópteros no modelo civil. A empresa fornece cinco helicópteros por ano ao setor de oil&gas. Como estamos em negociação com operadores brasileiros para concretizar a venda desses grandes helicópteros feitos no Brasil, nossa expectativa é que em breve estejamos com a nossa segunda linha de produção ocupada com helicópteros para o offshore.
Como avalia a qualificação de mão de obra no setor?
Tendo em vista o crescimento do número de pilotos e a consequente necessidade de capacitação dos operadores brasileiros, a Helibras vai inaugurar, no Rio de Janeiro, um Centro de Treinamento, com dois Full Fight Simulators (FFS). Atualmente, está em andamento o projeto de um FSS de EC725/EC225, que chegará ao Brasil para instalação e ajustes finais em meados de 2014.
Que tipos de curso serão oferecidos no centro?
A Helibras vai oferecer o Type Rating dos modelos EC225 e EC725, além dos treinamentos recorrentes tais como treinamento de situações de emergência, formação de voo por instrumentos (IFR), NVG, CRM, LOFT, treinamento operacional como voo em montanha, pouso a bordo de navio e plataformas de petróleo. Mas, é possível que, com o tempo, a base de treinamentos do Rio de Janeiro possa oferecer também o que chamamos de Ground School para pilotos, que são cursos de solo sobre as aeronaves, para a toda a gama que comercializamos aqui no Brasil.
VEJA AS EXPLICAÇÕES DE ARNAUD SOBRE AS AERONAVES VOLTADAS PARA O SETOR DE ÓLEO E GÁS:
O EC225 tem capacidade de transporte para até 19 passageiros mais dois pilotos, dependendo da configuração. Ele oferece uma grande quantidade de itens de segurança de voo, dificilmente encontrada em aeronaves concorrentes, por se tratar de um dos mais modernos projetos do mundo.
O EC155 tem capacidade para transportar até 12 passageiros mais dois pilotos e também oferece muita segurança aos seus operadores. Já o AS365N3 é um helicóptero médio com capacidade para 11 passageiros e dois pilotos. A Helibras também participa deste mercado com o modelo EC135, um helicóptero leve para até seis passageiros mais dois pilotos; de grande versatilidade, por oferecer condições de voo tanto em missões offshore de média distância, quanto para operações em grandes centros urbanos, em que os espaços para manobras costumam ser mais restritivos. Sua utilização é mais comum, neste mercado, para transporte aeromédico.
O EC145, um bi-turbina leve e compacto, com capacidade para oito passageiros e dois pilotos, muito utilizado no Golfo do México para missões de média distância e em plataformas com área de pouso muito restrita. Graças às amplas portas corrediças e às portas traseiras para embarque de cargas, o acesso à cabine é fácil e rápido, o que o qualifica também para serviços aeromédicos, missões policiais e transporte vip, segmentos nos quais já atua no Brasil. Além de toda essa versatilidade, a alta tecnologia empregada em sua concepção faz do EC145 um dos helicópteros mais silenciosos do mundo e menos agressivos ao meio ambiente.
Em termos de produto, ao menos no médio prazo, a Eurocopter desenvolveu uma aeronave para atender às especificidades do setor de oil&gas, o EC175. Esse helicóptero foi desenvolvido pelos operadores offshore juntamente com a empresa e é a grande novidade que será lançada no Brasil em breve.
O EC175 tem como principal função o transporte de passageiros, com capacidade para 16 pessoas. Ele é o mais seguro e mais competitivo helicóptero de médio porte do mercado e também pode se tornar líder em termos de eficiência energética e conforto. Sua velocidade de cruzeiro recomendada é de 150 nós – 10 nós mais rápido que as estimativas anteriores, sem afetar sua capacidade de carga; e sua velocidade máxima de cruzeiro supera os 165 nós, com níveis de vibração extremamente baixos. Projetado com atributos que satisfazem as rigorosas condições de operação em missões offshore - juntamente com o seu alcance e velocidade – o EC175 será a melhor escolha para diversas missões, incluindo busca e salvamento, serviços de emergência médica, serviços públicos, transporte executivo e VIP.(Petronotícias)



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