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Rodada de Negócios na Brasil OFFSHORE 2013 deverá ter movimento recorde


Na última edição, rodadas de negócios promovidas pela ONIP no evento geraram R$ 170 milhões

São Paulo, maio de 2013 - A 7ª Edição da BRASIL OFFSHORE (Feira e Conferência da Indústria de Petróleo e Gás), a ser realizada de 11 a 14 de junho em Macaé (RJ), espera crescimento na maior rodada de negócios do setor no país. Na sua edição anterior, a iniciativa gerou aproximadamente R$ 170 milhões para as empresas candidatas a fornecer produtos e serviços junto ao setor de petróleo e gás e que – para isso – compareceram ao evento.

Planos de crescimento: o modelo Multifor
A ONIP quer ampliar a Rodada de Negócios que promove encontros entre compradores e a cadeia de fornecedores na Brasil Offshore. Para Bruno Musso, superintendente da ONIP e responsável pela iniciativa, os resultados têm apresentado “uma curva crescente em termos de expectativas de negócios e é provável que a edição desse ano supere a anterior”.

Igor Tavares, Diretor da Feira, explica que a 7ª Brasil Offshore já possui 90% do seu espaço total de exposição vendido e que os expositores estão otimistas: “um dos motivos da evolução positiva do evento é justamente devido a participação de bancos oferecendo taxas especiais de financiamento para as empresas interessadas em comprar e vender na Brasil Offshore e majoritariamente por conta das Rodadas de Negócios. Acredito que o volume de negócios seja até 20% maior este ano”, afirma.

Motivada pelos bons resultados, a Onip tem planos de aprofundar sua participação, promovendo mais quatro iniciativas. Duas delas são no mesmo formato de Rodada de Negócios, mas voltadas exclusivamente à promoção de produtos e serviços do Catálogo de Navipeças e do Cadastro CadFor. 

A terceira iniciativa será uma Rodada para promoção de joint ventures entre empresas locais e empresas estrangeiras interessadas em parcerias para fabricação de produtos ou prestação de serviços no Brasil. A quarta iniciativa será a Rodada Tecnológica, cujo objetivo é apresentar ao mercado tecnologias nascentes e soluções desenvolvidas no Brasil.

“De fato houve uma resposta grande do mercado e sentimos que era preciso ampliar as possibilidades de encontro entre demanda e oferta, quer seja para produtos "de prateleira", quer seja para atendimento de demandas que buscam novas soluções ou diversificação da carteira de fornecedores. Foi exatamente por esta razão que lançamos no ano passado o Programa “Multifor”, cuja ideia é a de multiplicar o número de empresas e a abrangência de produtos ofertados localmente”, diz Bruno Musso.

O Modelo Multifor procura promover a parceria entre fornecedores estrangeiros e locais com foco no intercâmbio tecnológico e produtivo.  “O interesse de empresas estrangeiras tem sido crescente e oferece ótimas possibilidades para o desenvolvimento da cadeia de fornecedores estabelecida no Brasil”, diz Bruno Musso.

Segundo ele, o objetivo da Onip com o evento é “o de aumentar, em bases competitivas, o conteúdo local. Estamos fazendo um esforço para inserir e privilegiar as micro e pequenas empresas, em especial, as de base tecnológica”. Nesse sentido, ganha importância a parceria forte com o SEBRAE na organização das Rodadas e o fortalecimento de toda a cadeia de suprimentos, objetivo que está na base da criação da própria ONIP. 



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