Últimas Notícias - Composites
PPG celebra 50 anos da invenção da E-coat
A tecnologia para proteção contra agentes corrosivos, que inovou a pintura de automotiva, em 1963, tornou-se um padrão global adotado por mais de 40 plantas de montagem no mundo
A PPG Industries comemora 50 anos de invenção e adoção da tecnologia electrocoat (e-coat) para a indústria automobilística mundial. Hoje a empresa registra a marca de 700 milhões de veículos pintados com o sistema e-coat no mundo, equivalente a 135 veículos por minuto.
Após alguns anos de pesquisas e já com sistema catódico - processo de pintura que utiliza corrente elétrica para depositar a tinta -, a PPG está na sétima geração dessa tecnologia, fornecendo ao mercado um produto muito mais robusto apresentando significativos avanços na resistência à corrosão e, consequentemente, aumentando a vida útil dos produtos aplicados.
A tecnologia e-coat atual apresenta mais versatilidade e também é mais preocupada com o meio ambiente. Já em 1990, a PPG introduziu no mercado o premiado Enviro-Prime®, uma nova forma de e-coat, totalmente livre de chumbo, com baixo VOC e reduzido impacto ambiental. Não só isso, a empresa conseguiu criá-lo de forma que o valor anticorrosivo não se perdesse em meio à inovação tecnológica de redução de dano ambiental.
Em 1963, os processos anódicos e os chamados primers de spray convencionais foram substituídos pela tecnologia inaugurada pela PPG, que consiste na imersão da carroceria de um veículo em um tanque com a solução anticorrosiva, para receber uma carga de correntes elétricas que aumentam a fixação da pintura.
Os primeiros automóveis a utilizar a tecnologia foram o Ford Thunderbird e o Lincoln Continental. A maior vantagem desse processo reside na espessura da pintura, distribuída uniformemente por toda a carroceria, equivalente a 1/3 do fio de cabelo humano.
topo