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Sessa Marine traz para o Brasil toda a inovação da tecnologia náutica italiana
A Sessa Marine é um dos maiores estaleiros europeus e se consolida no mercado mundial como referência em design e qualidade de acabamento em suas lanchas. Considerada uma das empresas náuticas mais inovadoras, a Sessa Marine tem 44 anos de história e suas fábricas possuem um dos processos produtivos mais modernos do ramo náutico.
O centro de produção principal fica em Cividate Al Piano (Bergamo), perto do lago D’Iseo, e foi inaugurado em 1992. Em uma área de 35mil m², sendo 17mil m² de área construída, a fábrica tem capacidade de produção de até duas lanchas, de 70 pés, e conta com 200 funcionários. O Departamento de Engenharia, considerado o coração da empresa, é composto por 10 engenheiros, que junto com o renomado designer Christian Grande criou e produziu mais de 40 projetos nos últimos 10 anos.
A região onde a Sessa Marine está instalada concentra os principais fornecedores do mercado. O trabalho em conjunto permite as melhores soluções para o desenvolvimento de peças e acessórios náuticos.
A chegada da Sessa Marine no Brasil, e sua parceria com a Intech Boating, garantiu uma velocidade de desenvolvimento de produto e de processo muito forte. Intech Boating é uma das primeras empresa no Brasil a desenvolver o processo de infusão, e a sua experiência na produção de lanchas para uso militar e de serviço fortaleceu o know how da Sessa Marine no Brasil.
Hoje a Sessa Marine Brasil possui uma das equipes mais qualificadas do mercado náutico brasileiro e em pouco mais de dois anos de atuação conseguiu desenvolver produtos competitivos e de altíssimo nível. Até agora já são mais de 50 unidades navegando no país.
A agilidade do time de engenharia da Sessa permite inovar e atender às solicitações do mercado com grande rapidez. Como exemplo, podemos citar o lançamento do ano da Sessa Brasil, a nova Fly 42.
O projeto veio do barco mais premiado em 2012 nas feiras europeias, o Sessa Fly 40, e recebeu adaptações importantes para o mercado nacional. As alterações preservaram o comportamento, navegação e espaços inteligentes, ampliando as áreas de convívio e as facilidades.
Conheça abaixo alguns exemplos de tecnologia e dos processos de qualidade desenvolvidos pela Sessa Marine no decorrer dos anos e que hoje já está em operação na linha de produção das lanchas brasileiras:
- O processo de desenvolvimento é feito com sistema de cad cam, todos os modelos são usinados em máquina de CNC de 20m e todos os processos de corte de madeira, fibra e peças são feitos com auxilio de máquina automática de corte, que garante alta precisão e melhor aproveitamento de materiais;
- A laminação e pintura da fibra também são feitas com muito cuidado e com auxílio de roboot de pintura e de modernos equipamentos de spray up, além de gerenciamento dos fluxos de resina. Toda a resina usada na fabrica (mais de 20 toneladas por mês) é direcionada para um moderno sistema de tubulação que a leva de um tanque centralizado até um tanque de calefação (para época de inverno) e de resfriamento (para a época de verão). A aplicação da resina é feita com máquinas de mixelação automáticas gerenciada por supervisores para evitar a adição de catalisador inapropriado no processo. Todos os moldes de casco tem sistema de movimentação hidráulica.
- Na área elétrica o desenvolvimento do produto é feito com uso de sistemas de cabeamento e de conexão automotiva. Isso garante mais durabilidade e proteção, além de rapidez e facilidade na instalação. Os painéis de instrumentos e direção são feitos com tecnologia de injeção de poliuretano de elevada densidade. Isso permite peças de peso leve e com linhas tridimensionais.
- Uso de tecnologia automotiva: as peças usadas nas lanchas produzidas no Brasil são padronizadas com as usadas na Itália, isso garante volumes elevados e a posibilidade de ter acesso às tecnologias usadas na fabricação de carros. A tampa e o cofre das lanchas, por exemplo, são feitas com a técnica de infusão RTM com moldes de elevada pressão. Os painéis de direção são feitos com moldes fechados injetados em poliuretano com densidade elevada, o que proporciona efeitos tridimensionais, elasticidade e peso leve.
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