Últimas Notícias - Composites
Intenção de investimento na indústria cai em dezembro
A Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção (ABRAMAT) divulga o termômetro mensal, referente ao desempenho de vendas em curto prazo no mercado interno. Para dezembro, a expectativa das vedas é regular e a pretensão de investimentos da indústria caiu nove pontos percentuais em relação a novembro, atingindo a marca de 62%.
A pesquisa apontou que 44% das indústrias classificaram novembro como um bom mês para as vendas. 15% indicaram muito bom, para 37% o mês foi regular, enquanto 4% das indústrias dividiram a classificação entre ruim e muito ruim. Para dezembro, a margem de qualificação sinaliza o período como regular, com 5% das indústrias avaliando o período como muito bom, 46% bom, 37% regular e 12% ruim.
O termômetro também aponta retração nas intenções de investimento. Em novembro, 62% das indústrias indicaram investimentos nos próximos 12 meses, nove pontos percentuais a menos que outubro e 14 p.p. menor que os números indicados em novembro de 2012.
“A queda nas intenções de investimento se dá num momento em que as previsões para 2014 apontam para um baixo crescimento do PIB nacional e juros num patamar alto. O quadro pode se alterar se o governo for bem sucedido nos próximos leilões relacionados à infraestrutura e a inflação futura permitir algum alívio na alta de juros”, afirma o presidente da ABRAMAT, Walter Cover.
A sondagem aponta também que 65% das empresas estão indiferentes quanto às expectativas sobre as ações do Governo para o desenvolvimento do setor a médio prazo.
O nível atual de Utilização da Capacidade Instalada é de 82%, mesma média verificada no mês anterior.
topo