Últimas Notícias - Composites
Mizumo fornece ETE para Clube de Regatas Ribeirão Preto
A solução contribuirá para a despoluição do Rio Pardo, pois o esgoto sanitário do
clube passou a ser tratado e devolvido sem riscos ao meio ambiente
Instalado às margens do Rio Pardo, no Estado de São Paulo, o Clube de Regatas Ribeirão Preto inaugurou em abril sua Estação Pré-fabricada para Tratamento de Esgoto Sanitário (ETE), fornecida pela Mizumo - empresa referência nacional neste tipo de solução. O sistema, adquirido com recursos do próprio clube, trata o efluente de acordo com as normas e legislações vigentes, antes de seu descarte no corpo hídrico e visa, especialmente, a preservação das águas do rio.
Para atender a demanda do Clube de Regatas foi instalada a ETE Mizumo Tower, com vazão de 220 m³/dia (220.000 litros/dia), além de equipamentos periféricos como soprador de ar reserva, sistema de desinfecção por cloro, filtro de biogás e estação elevatória de esgoto. O projeto foi customizado conforme as características locais e com base na movimentação diária de frequentadores, equivalente a 4.500 pessoas. A solução foi instalada sobre o solo, numa área de 90 m², ao lado do Rio Pardo.
“Completamos 80 anos em 2013 e fizemos este importante investimento, pois temos a responsabilidade de colaborar com a preservação do meio ambiente, principalmente do Rio Pardo, que é um marco para a nossa história”, explica Marcos Antonio Domingos, diretor de patrimônio, obras e serviços do Clube de Regatas Ribeirão Preto.
Ele lembra que, antes, todo o esgoto sanitário gerado no clube era jogado no rio sem tratamento. “A Mizumo foi a empresa que mais atendeu às nossas necessidades, tanto no que se refere à questão ambiental, como no atendimento, prazo de entrega e qualidade do produto. O grande retorno desta aquisição será a nossa contribuição para a despoluição do rio e para a melhoria da qualidade de vida da população da região”, afirma Domingos.
Projeto concretizado
Os benefícios proporcionados pela ETE vão além do tratamento de esgoto sanitário. Isto porque a solução passará a fazer parte das ações de conscientização e responsabilidade social e ambiental realizadas pelo Clube de Regatas. Para a Mizumo, a localização do sistema, visível inclusive a quem transita fora da sede, desperta a atenção para a solução e para a importância da preservação dos recursos hídricos, com a possibilidade de novos projetos em Ribeirão Preto e região.
Segundo Giovani Toledo, gerente geral da Unidade de Negócios Mizumo, o projeto foi um desafio, pelo tipo de empreendimento, e uma conquista, uma vez que o primeiro contato entre o clube e a empresa ocorreu por volta do ano de 2001. “Depois de mais de dez anos, o contato foi retomado e o projeto concretizado”, afirma.
A aquisição foi finalizada em abril de 2012 por meio da EcoCasa, representante da Mizumo na região. “Após reuniões de esclarecimento e de instrução sobre o funcionamento do sistema, que poderá ser ligado à ETE municipal, o negócio foi fechado, no mês de setembro e, em três meses, conseguimos instalar e dar início à operação do sistema”, completa o executivo. O Clube de Regatas fez um contrato de manutenção preventiva, que inclui quatro visitas de técnicos da empresa para acompanhamento da solução.
topo