Últimas Notícias - Composites

Universidade Federal de Santa Catarina instala aerogerador em prédio sustentável)


O gerador eólico instalado pela Energia Pura será utilizado como suporte para aprendizagem dos alunos além de reduzir a conta de luz do prédio

Aproveitamento do vento, da luz natural, captação da chuva, energia solar, telhado verde e um projeto pensado para reduzir o impacto ambiental marcam a nova sede da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), construída na fazenda da Ressacada, no Campus Sul da Ilha de Florianópolis que, além de dar espaço para pesquisas de futuros agrônomos e engenheiros, a nova construção, que foi financiada pela Petrobrás, parceira da universidade nas pesquisas, quer se tornar referência em arquitetura sustentável.

O projeto do prédio, concebido dentro da própria universidade por acadêmicos de diversas áreas, tem postura sustentável desde a sua concepção. Desenhado para acompanhar a mata existente no terreno, apenas 50 m² foram remanejados, utilizando-a como regulador natural de temperatura. O prédio conta ainda com um telhado verde revestido por grama, reduzindo a perda de calor no inverno e, protegendo-o no verão, reduzindo o uso de ar condicionados. Além disso, a posição do prédio foi pensada para aproveitar a luz natural e os bons ventos dominantes.

A Energia Pura foi chamada para instalar o aerogerador SKYSTREAM, modelo escolhido pela universidade para aproveitar e estudar esses ventos. O equipamento possui 2.4 kW de potência nominal e está conectado a rede elétrica do prédio (Sistema do tipo Grid Tie) gerando energia para computadores e lâmpadas de laboratórios e salas de aula.
Aerogerador na Universidade Federal de Santa Catarina UFSC
Acima imagens do projeto do prédio e ao lado o aerogerador instalado pela Energia Pura

 



  topo