Últimas Notícias - Composites

Embraer abre unidade do Super Tucano nos EUA



Fábrica da Flórida entregará primeiras unidades da aeronave
para a Força Aérea americana em 2014

A Embraer inaugurou no dia 26 de março as instalações em Jacksonville, na Flórida, onde vai montar os aviões do Programa LAS (Light Air Support), ou Apoio Aéreo Leve, para a Força Aérea dos Estados Unidos (USAF, na sigla em inglês). De acordo com a empresa, as atividades já estão em andamento na preparação para as operações industriais. A entrega da primeira aeronave A-29 Super Tucano está programada para meados de 2014.

Em 27 de fevereiro, a USAF concedeu o contrato do programa LAS à Sierra Nevada Corporation (SNC) e à Embraer para o fornecimento de 20 aeronaves A-29 Super Tucano e dispositivos de treinamento em solo, treinamento de pilotos e de manutenção e apoio logístico, num negócio avaliado em US$ 427,5 milhões. Os aviões serão usadas para fornecer apoio aéreo leve, reconhecimento e capacidade de treinamento aos militares do Afeganistão.

As duas empresas já haviam vencido o mesmo contrato em 2011, mas a única concorrente na disputa, a americana Beechcraft, contestou a decisão e o governo americano decidiu fazer nova licitação, vencida novamente pelas duas companhias. Após reiterada a escolha pelo Super Tucano, a concorrente apresentou um novo protesto, contestando o resultado da licitação.

A Beechcraft, que acaba de sair de uma concordata, diz que, com a opção pela Embraer, cerca de 1,4 mil postos de trabalho no Kansas e em outros Estados americanos estão em perigo, alegando que, com a decisão, a Força Aérea estaria transferindo a geração de empregos para o Brasil.

Em nota à imprensa, a Embraer destacou que, por meio do programa LAS, a empresa e a Sierra Nevada darão suporte a mais de 1,4 mil empregos em mais de 100 empresas em todo o território americano. Salienta também que a sede americana da Embraer, localizada em Ft. Lauderdale, na Flórida, atualmente emprega mais de 1,2 mil pessoas.

Nas instalações da Embraer de Jacksonville, num hangar de 3,716 mil metros quadrados no aeroporto da cidade, serão realizadas as etapas de pré-equipagem, montagens mecânica e estrutural, instalação e teste de sistemas e testes em voo para as aeronaves A-29.

Fonte: Estado/ Luciana Collet



  topo