Últimas Notícias - Composites

Biocomposites com fibras de celulose


A UPM lançou este ano um novo material, o UPM ForMi, um biocomposite no qual as fibras de celulose substituem entre 20% e 50% os plásticos com base em óleos. As fibras são produzidas de madeiras de florestas sustentáveis, reduzindo a pegada de carbono (redução entre 35 e 45%) e evitando a emissão de formaldeído. O polímero utilizado é o polipropileno. O material é fornecido para uso industrial, em grânulos (3 grades diferentes) para moldagem por injeção ou extrusão.

Este desenvolvimento permite produtos robustos, resistentes, leves, seguros e com toque macio. Já está sendo utilizado em produtos acústicos, eletrônicos, entre outros. Pode ser utilizado, também, em móveis, produtos de consumo, embalagens, peças automotivas, peças aeroespaciais, etc.

Suas vantagens acústicas foram percebidas pela empresa Aurelia, empresa de alto-falantes. O material também está sendo usado na carenagem de pequenos dispositivos eletrônicos. O fabricante de utensílios de cozinha Puustelli Group Oy escolheu o UPM ForMi para desenvolver uma eco-cozinha. Xícaras, tampas de garrafa, táboas de corte, acessórios em geral, pés ajustáveis para móveis e vários outros artigos para a cozinha agora são fabricados com este novo material.

O bio-composite UPM ForMi possui as certificações “Contato com alimentos” da FDA europeia e norte-americana. Tem, também, certificação na área de brinquedos (União Europeia), e certificações florestais PEFC e FSC.

Mais informações – www.upmformi.com ou email: benita.gronlund@upm.com



  topo