Últimas Notícias - Composites

ABIFER na mídia: Investimentos no setor ferroviário
exigirão 2 milhões de t de trilhos


Os investimentos previstos no setor ferroviário, tanto com o programa de investimentos em logística lançado pelo governo federal como em outros projetos federais e estaduais, devem demandar cerca de 2 milhões de toneladas de trilhos em dez anos, ou cerca de 200 mil toneladas de trilhos por ano, de acordo com estimativas da Associação Brasileira da Indústria Ferroviária (Abifer).

"Pode não ser o ponto de equilíbrio para as siderúrgicas, mas é um patamar razoável", comentou o presidente da entidade, Vicente Abate, referindo-se à estimativa do setor siderúrgico de que seriam necessárias encomendas de 400 mil a 500 mil toneladas de trilhos para realizar a produção no Brasil.

Atualmente não há produção de trilhos no País e toda a demanda nacional é atendida pela importação a partir, principalmente, da Ásia (China e Japão) e da Europa (Espanha, Inglaterra, Polônia e Ucrânia). Diversos representantes do governo brasileiro já fizeram declarações indicando que seria interesse nacional voltar a ter produção local de trilhos.

Além dos 10 mil quilômetros de ferrovias para construção ou modernização que o governo federal pretende conceder à iniciativa privada, dentro do Programa de Investimento em Logística, Abate citou outros 2,5 mil quilômetros de projetos já em andamento, mas cujos trilhos ainda não foram adquiridos pelos empreendedores. Além disso, ele estima que até 2020 haverá mais 3 mil quilômetros de linhas para atender ao transporte de passageiros, entre novas linhas de metrô, trens regionais e o trem de alta velocidade (TAV). O executivo participa do seminário LatAm Rail Opportunities 2013, que se realiza em São Paulo. (Abifer)



  topo