Enquanto as composições do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) não chegam à Paraíba, o atual maquinário da CBTU continua recebendo investimentos e melhorias. Desta vez é a locomotiva 6014 que passa por um processo de modernização. Os serviços foram iniciados no último dia 14 e a previsão é que até o início do segundo semestre deste ano ela entre em fase de testes. De acordo como o coordenador de Manutenção da CBTU em João Pessoa, Francisco Hércules, a modernização está sendo feita na cidade de Hortolândia, em São Paulo, pela empresa WCR, vencedora do processo licitatório. A recuperação da locomotiva representa um investimento da ordem de R$ 1,9 milhão.
A locomotiva 6014 receberá uma série de itens jamais implementados no material rodante da CBTU em João Pessoa. Segundo Francisco Hércules a cabine da locomotiva será climatizada, sistema de farol com iluminação econômica, sistema de proteção dos motores de tração que evita a queima do mesmo. "Esse dispositivo ao detectar falha de funcionamento em um dos quatro motores de tração o desligará automaticamente evitando a perda do equipamento. Hoje quando o motor apresenta defeito ele continua funcionando e muitas vezes chega a queimar, causando prejuízos", afirma.
Além dessas alterações, a locomotiva 6014 ainda receberá baterias, geradores de ar e carcaça de turbina totalmente novas. "Todas essas inovações representam um grande avanço, sem falar que vamos reduzir custos de manutenção e atender a uma antiga reivindicação dos maquinistas que é a climatização da cabine", explica Hércules. Ele também acredita que com a fiscalização em todas as etapas o serviço sairá dentro das exigências contidas no contrato. (CBTU JOÃO PESSOA). |