O skate deixou de ser apenas um esporte ou hobby e hoje se tornou uma opção de transporte mais rápida, confortável e ecologicamente correta para quem mora em cidades grandes. Nos EUA muitas pessoas vão de skate para o trabalho, escola, faculdade, academia, shopping, entre outros. O modelo mais usado nesses casos é o mini-cruiser, um skate ágil, leve e rápido.
O skatista Rafael Massucci, vice-campeão brasileiro de longboard amador, acredita que a moda também está pegando no Brasil. “Vejo cada dia mais pessoas adquirindo esse tipo de skate tanto pela facilidade e comodidade em pequenos trajetos, como pela praticidade de transportá-lo”, diz. Ele ainda explica que o skat e é tão seguro quanto uma bicicleta e que qualquer pessoa pode utilizá-lo para se locomover.
O conforto é um dos pontos fortes desse modelo que têm os eixos mais largos, proporcionando mais estabilidade. Possui rodas mais macias que não travam em pequenos obstáculos, como pedrinhas e gravetos. E para quem faz um percurso muito longo e ainda sim precisa pegar o transporte público, esse modelo é fácil de transportar e não ocupa muito espaço.
Massuci, também conhecido como Massa, utiliza o skate como meio de transporte há 15 anos. Ele que também é diretor-fundador da Associação de Skatistas Quintal do Ipiranga, ressalta que essa prática é importante para o meio ambiente e para a própria saúde das pessoas.
|