A Rhodia, empresado grupo Solvay, está investindoem inovações para ampliar sua participação como fornecedora-chave para asindústrias de couro, componentes e calçados. Com um amplo portfólio detecnologias, produtos e serviços, a empresa atua nas áreas de sílicasprecipitadas de alto desempenho, solventes oxigenados derivados da acetona e defontes renováveis (etanol e glicerina), intermediários químicos para sistemasde PU e plastificantes, produtos para tratamento de couro e fibras têxteis eindustriais aplicadas em tecidos e linhas de costura.
Segundo Antonio Luvizeto, diretorcomercial e de marketing da Rhodia Poliamida e Intermediários e coordenador doprojeto Rhodia Footwear Technology, a inovação é o fator-chave para a expansãodas atividades da empresa nesses mercados. “A evolução dessa indústriaestá ligada diretamente à capacidade de oferecer aos clientes as inovações queajudam a diferenciar o produto feito no Brasil para conquistar novosconsumidores e novos mercados”, comentou Luvizeto.
Empresa internacional, com uma fortebase industrial e de P&D no Brasil, a Rhodia tem feito investimentospermanentes no desenvolvimento de novas tecnologias e produtos para essesmercados. Um exemplo é a instalação, ainda no primeiro semestre de 2012, de umlaboratório de desenvolvimento de aplicações exclusivo para a área deintermediários químicos, que incluem uma gama de produtos para os mercadosligados ao setor de calçados. A empresa está investindo 1 milhão de euros nesselaboratório.
“Ao lado de toda nossa ofertade soluções inovadoras, nas diferentes áreas em qye atuamos, o novo laboratórioampliará nossa capacidade de trabalhar com os clientes para o crescimento dosetor”, acrescenta Luvizeto. Ele lembra que a empresa já dispõe de umcentro de pesquisas no Brasil, com laboratórios dedicados às áreas de atuaçãoda empresa. “Nosso pipeline deinovações conta anualmente com dezenas de projetos para o setor”, disse.
O setor de couro, componentes ecalçados representa em média 8% do das vendas da Rhodia no Brasil. A empresaatua nesses mercados no Brasil há cerca de 50 anos, tendo nesse período dadocontribuição importante para o desenvolvimento da indústria de calçados noPaís.
A mais recente contribuição é odesenvolvimento feito pela Rhodia e asempresas Vega e Freeway de uma aplicação inovadora com o uso de Zeosil®, sílicade alto desempenho (HDS, na sigla em inglês) para o segmento de solados deborracha para calçados. Esta aplicação marca a entrada da sílica HDS, inventadapela Rhodia, no mercado de solados de borracha e já foi incorporada na linha deprodutos da Freeway.
A sílica HDS apresenta maior dispersabilidade e compatibilidade com a borracha,ampliando as propriedades físicas dos solados, tais como melhor resistência à abrasão,melhor homogeneização dos compostos e padronização de lotes de produtos.“Como essa sílica é microperolizada, não há dispersão de pó no ambientedurante o processo de pesagem, o que melhora consideravelmente a qualidade doambiente de trabalho”, afirma Paulo Garbelotto, gerente de Negócios daRhodia Sílica na América Latina. |