A The Dow Chemical Company (NYSE:DOW), líder no setor químico mundial, e a Whirlpool Latin America, líder mundial do mercado de eletrodomésticos, representada na região pelas marcas Whirlpool, Consul, Eslabón de Lujo, KitchenAid, Brastemp, Acros, Maytag e Jenn-Air trazem para a América Latina a National Symphony Orchestra (NSO), um dos maiores tesouros nacionais norte-americanos na música e nas artes. As apresentações, previstas para junho de 2012, ocorrerão no Brasil (São Paulo e Rio de Janeiro), México, Argentina (Buenos Aires e Rosario) e Uruguai (Montevideo).
“A Dow e a Whirlpool são indústrias globais líderes em suas áreas de atuação. Compartilhamos pilares importantes para nossos negócios, como Inovação, Diversidade e Sustentabilidade, e nos orgulhamos de presentear a América Latina com uma das preciosidades artísticas dos Estados Unidos: concertos da National Symphony Orchestra”, afirma Daniella Souza Miranda, diretora de assuntos institucionais e governamentais da Dow para a América Latina. “É uma honra para a Dow anunciar essa turnê de grandes expoentes da música clássica mundial”, completa. Com 33 fábricas e mais de 4 mil funcionários, a Dow está presente na América Latina desde 1956. Essa iniciativa reforça ainda mais o compromisso e investimento da Companhia na região.
“A presença da National Symphony Orchestra na América Latina é um momento histórico para a Whirlpool, para a Dow e para os países pelos quais a NSO passará. É um privilégio contribuir com a promoção à cultura e o incentivo à diversidade e à inclusão por meio da música”, ressalta Armando Valle Jr., vice-presidente de Relações Institucionais e Sustentabilidade da Whirlpool Latin America.
Valle destaca, ainda, que essa também é uma forma de retribuir aos países que nos acolheram e contribuíram muito para o crescimento da empresa. “Queremos proporcionar uma experiência cultural memorável aos consumidores, clientes, fornecedores e a toda a sociedade latino-americana”, diz. “Também estamos muito felizes em poder realizar este projeto em parceria com a Dow, uma empresa que possui um longo histórico de relacionamento com a companhia, como fornecedora e parceira em diversos projetos”, conclui Armando.
Sobre a NSO
Fundada em 1931 nos Estados Unidos, a National Symphony Orchestra (NSO) tem uma história marcada por grandes apresentações no mundo todo — incluindo cerimônias de Estado e inaugurações presidenciais. Mas a América Latina é um lugar especial. Foi aqui que a NSO fez sua primeira turnê no exterior, em 1959, com 58 concertos em 19 países, inclusive no Brasil.
A turnê da National Symphony Orchestra será conduzida pelo Diretor Musical e maestro, Christoph Eschenbach, renomado musicista que já dirigiu diversas orquestras por todo o mundo. Com mais de cinco décadas de gravações de grandes performances da música clássica, Maestro Eschenbach já foi agraciado com várias honrarias na Europa e nos Estados Unidos por suas conquistas como pianista e maestro.
“A trajetória de turnês internacionais da NSO começou na América Latina há mais de 50 anos, então é ainda mais apropriado que nossa primeira turnê com o Maestro Eschenbach também nos leve aos países visitados àquela época. Estamos muito felizes com o apoio de nossos patrocinadores Dow e Whirlpool”, afirma a Diretora Executiva da orquestra, Rita Shapiro. “Além disso, nós estamos ansiosos pelas oportunidades de interação com outros músicos e estudantes da região.”
Composta hoje por 100 músicos, a NSO, é afiliada desde 1986 ao The John F. Kennedy Center for Performing Arts, centro nacional dedicado à cultura e às artes. A NSO apresenta mais de 170 concertos por ano, incluindo sinfonias, novos trabalhos, música de câmara e concertos populares e educacionais. A NSO já recebeu um Grammy em 1996, na categoria Melhor Álbum de Música Clássica.
Datas e locais das apresentações:
2012 Americas Tour
13/06 – Cidade do México, Mexico – Palacio de Bellas Artes
18/06 – Rosario, Argentina – Teatro El Circulo
21/06 – Buenos Aires, Argentina – Teatro Colón
22/06 – Montevidéu, Uruguai – Auditório Nacional del Soldre
24/06 – Rio de Janeiro, Brasil - Teatro Municipal
25/06 e 26/06 – São Paulo, Brasil – Teatro Municipal
Repertório:
7ª Sinfonia de Beethoven
Roman Carnival Overture de Berlioz
Concertos de violoncelos de Lalo
Sinfonia nº 5 de Tchaikovsky
Suite de Der Rosenkavalier de R. Strauss |