O Programa EcoCommercial Building (ECB), iniciativa global da Bayer MaterialScience para a construção de edifícios sustentáveis, foi um dos destaques em prêmio concedido pelo Fórum Global sobre Assentamentos Humanos (GFHS – Global Forum on Human Settlements). Inscrito pela Bayer, o portfólio dos quatro prédios do programa ECB foi o vencedor da categoria “Melhores Práticas Globais em Construção Verde”.
A cerimônia de premiação aconteceu na última segunda-feira (18/06), no Rio de Janeiro, durante a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável – evento associado ao Rio+20 – e contou com as presenças do Secretário Geral do Rio+20, Sr. Sha Zukang, e de executivos da multinacional alemã. “A Bayer acredita que o Brasil é um ótimo mercado a ser explorado, já que somos o 4º no mundo em número de construções verdes, com mais de 600 empreendimentos em processo de construção”, disse Fernando Resende, gerente do Programa EcoCommercial Building no Brasil. O programa ECB foi lançado este mês no País.
Liderada pela multinacional alemã, a iniciativa consiste em uma rede de parceiros integrada para oferecer ao mercado soluções inovadoras e eficientes na construção de edifícios sustentáveis. Engloba todo o processo construtivo – da análise e planejamento do projeto à utilização de tecnologias e operação dos prédios – resultando em edificações com menor impacto ambiental e economicamente viáveis.
Mundialmente, o programa foi lançado em 2009 e garante a construção de prédios adaptados às condições climáticas de qualquer lugar do planeta e que operam com baixo consumo de energia e recursos naturais. Para isso, são utilizados materiais inovadores e tecnologias que possibilitam o uso de fontes renováveis de energia, tratamento e reaproveitamento de águas das chuvas, controle eletrônico da luminosidade e maior utilização da luz natural, isolamento térmico mais eficiente e automação dos sistemas de ar condicionado, além de melhor qualidade do ar interno, com baixas emissões de compostos orgânicos voláteis (COVs), dentre outras soluções.
No Brasil, a Bayer MaterialScience já estabeleceu uma nova plataforma de negócios exclusiva para identificar no mercado local eventuais parceiros capacitados para o desenvolvimento de projetos sustentáveis. A Bayer será a líder de uma “cadeia verde”, composta por representantes de todas as etapas do processo de construção – que vai desde a concepção arquitetônica e construção até a reutilização e descarte dos materiais e recursos.
A multinacional alemã iniciará ainda este ano a construção de seu quinto edifício ECB no mundo e o primeiro na América Latina – os demais estão na Alemanha, Bélgica, Estados Unidos e Índia. O novo edifício sustentável da Bayer será construído na sede da empresa em São Paulo, no bairro do Socorro, na Zona Sul da capital paulista.
Com previsão de lançamento no primeiro trimestre de 2013, este edifício terá 600 m² e funcionará como espaço de convivência dos 1.800 colaboradores da sede. O projeto assinado pelo arquiteto Roberto Loeb foi desenvolvido com o que há de mais moderno em termos de construções sustentáveis, sem deixar de lado a estética e o conforto de seus ocupantes. Em relação a um prédio do mesmo porte, construído nos moldes tradicionais, o edifício consumirá 50% menos energia e economizará 70% de água. O retorno do investimento adicional é estimado em 7 a 10 anos. |