No mês de novembro, o Departamento de Engenharia de Materiais (DEMa) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) organiza atividades em comemoração aos seus 40 anos de existência. No dia 23, acontece a outorga do título de Doutor Honoris Causa ao Professor Doutor Sérgio Mascarenhas, idealizador do curso de Engenharia de Materiais na UFSCar. Já no dia 30, ocorre o Seminário da Associação dos Ex-Alunos de Engenharia de Materiais da UFSCar (DEMaEx), com o tema: 40 Anos do DEMa. Para a noite desta mesma data está marcado o jantar de confraternização. As festividades estão sendo realizadas desde outubro.
Criado em 1972 com uma proposta pioneira e inovadora na América Latina, o DEMa se consolidou como um órgão acadêmico de geração e desenvolvimento de atividades interdisciplinares de ensino e de prestação de serviços, com reconhecimento nacional e internacional junto à comunidade acadêmica e profissional. Atualmente, o DEMa atua nas áreas de metais, cerâmicas e polímeros e conta com grupos interdisciplinares que desenvolvem atividades no ensino teórico, experimental e prático. Em 40 anos de atividades, foram formados mais de 1.700 engenheiros de materiais pela UFSCar.
O corpo docente do DEMa é formado por 43 professores, com titulação de doutorado e em regime de dedicação exclusiva. Os professores do Departamento acumulam inúmeros prêmios nacionais e internacionais, posições de destaque em editoração em revistas acadêmicas, agências de fomento à pesquisa, conselhos de empresas públicas e privadas e cadeiras em academias de ciências do Brasil e no exterior. Além dos professores, o DEMa também conta com 26 servidores técnico-administrativos e colaboradores, que atuam em atividades administrativas e acadêmicas do Departamento. Atualmente, o corpo discente é formado por 450 alunos na graduação em Engenharia de Materiais e 150 alunos no Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais (PPGCEM).
Mais informações sobre o DEMa e as comemorações de 40 anos podem ser obtidas pelo telefone (16) 3351-8244. |