A ADIRPLAST (Associação Brasileira dos Distribuidores de Resinas e Bobinas Plásticas de BOPP e BOPET), acaba de divulgar os resultados consolidados do mercado de resinas plásticas de 2011. O levantamento, feito pela Maxiquim – Assessoria de Mercado, sob encomenda da entidade, apontou pequena queda da demanda interna de PP e PEs de 1,8%. Enquanto em 2010 foram comercializados no país cerca de 3.790 mil toneladas dessas resinas, em 2011 esse número caiu para 3.723 mil toneladas.
Quando se leva em consideração a demanda de diferentes resinas dentro do canal distribuidor, o comportamento foi estável. O volume comercializado em 2011 foi de 505 mil toneladas, apenas 0,8% menor do que o de 2010, quando foram vendidas 509 mil toneladas. Mesmo assim, 2011 ainda foi um ano melhor para os distribuidores do que 2009, quando 470 mil toneladas de resinas foram consumidas.
O estudo também aponta que houve no último ano um crescimento de mais de 3% na participação das resinas importadas no mercado local, embora a importação feita pelos distribuidores tenha sido reduzida em cerca de 4% no mesmo período. “Isso mostra uma recuperação da indústria petroquímica nacional dentro do canal de distribuição oficial e a consolidação dessa parceria, que esperamos fortalecer ainda mais”, explica Laercio Gonçalves, presidente da ADIRPLAST.
A Região Sudeste continua de longe o maior mercado de resinas do país, embora tenha perdido cerca de 1% de representação, assim como o Nordeste. Já regiões como a Sul e Centro-Oeste consumiram mais resinas, em relação a 2010.
Embora as vendas tenham caído um pouco, a alta nos preços das resinas garantiram que o faturamento dos distribuidores subisse 3,6% em 2011.
Previsões
Quando o assunto é 2012, os distribuidores associados à ADIRPLAST se mostram otimistas. A previsão da entidade é de que haja um aumento de cerca de 5% da comercialização das resinas dentro do canal distribuidor. Ainda segundo a entidade, esse crescimento seria puxado principalmente pela alta na demanda das especialidades e PEs. Já em relação ao faturamento, a entidade prevê que ele seja 14,5% maior em 2012.
A entidade
A ADIRPLAST, que foi fundada há cinco anos, tem como diretrizes o fortalecimento da distribuição, o apoio aos seus associados e a consolidação com petroquímicas. Além disso, a entidade trabalha para promover a imagem sustentável do plástico.
Atualmente, a ADIRPLAST agrega 16 empresas distribuidoras de resinas plásticas que responderam por cerca de 10% de todo volume de polímeros comercializados no país. Todas elas são credenciadas pelos fabricantes e ostentam suas bandeiras petroquímicas, o que garante ao cliente final a qualidade do produto.
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