Está sendo realizada no Rio de Janeiro, entre os dias 1º e 6 de julho, a 31ª edição da International Conference on Ocean, Offshore and Arctic Engeneering - OMAE 2012, no Windsor Barra Hotel, na Barra da Tijuca. O evento, considerado estratégico para as empresas com interesses no Brasil, reune pesquisadores, engenheiros, estudantes, gestores e técnicos do setor de vários países. A organização é da Coppe/UFRJ e da American Society of Mechanical Engineers (Asme).
O evento conta com mais de 700 apresentações e aproximadamente mil participantes. Serão 12 simpósios com os temas Tecnologia Offshore; Estruturas, Segurança e Confiabilidade; Tecnologia de Materiais; Pipelines e Risers; Utilização do Espaço Oceânico; Engenharia Oceânica; Ciências e Tecnologias Polares; Simulação Computacional para Dinâmica dos Fluidos; Energias Renováveis dos Oceanos; Geotecnia Offshore; Tecnologia do Petróleo. Também será realizado o simpósio em homenagem ao prof. Ronald Yeung (Hidrodinâmica de Navios e Estruturas Offshore), e o Workshop on Pre-Salt Technologies: Challenges and Opportunities, promovido pela Petrobras e pela Coppe/UFRJ.
A OMAE 2012 está sendo presidida pelo prof. Segen Estefen, diretor de Tecnologia e Inovação da Coppe, e prof. Antonio Carlos Fernandes, do Programa de Engenharia Oceânica da instituição.
Tenaris apresenta trabalhos e sugere tecnologias para o pré-sal
Com o compromisso de oferecer soluções que façam frente aos desafios da exploração offshore, sobretudo na era do pré-sal, a Tenaris participa do evento com a apresentação de sete trabalhos técnicos divididos pelas áreas de dutos submarinos, integridade estrutural e projeto, construção, montagem e materiais. Destaca-se um trabalho técnico feito em conjunto com a Petrobras, que trata do desenvolvimento de tubos API 5L X70MS com alta tenacidade para aplicação sour service em águas profundas e ultraprofundas.
Os demais trabalhos versam sobre soluções como: estimativa de vida em fadiga cargas complexas, modelagem do comportamento ao colapso e à pressão externa; influência de tratamentos térmicos em aplicações típicas de revestimento; sequência das deformações severas aplicadas à coluna pipeline, entre outros.
Além disso, nesta edição, a Tenaris receberá o prêmio “OMAE 2011 Best Paper” pelo Simpósio “Pipeline and Riser Technology”.
A empresa está instalando um Centro de Pesquisa e Desenvolvimento na Ilha do Fundão, no Rio de Janeiro. O novo centro, que deve começar a funcionar no segundo semestre de 2013, focará no desenvolvimento de produtos e de tecnologias para OCTG (tubos para revestimento de poços), line pipe e outros mercados - como automotivo, nuclear, de mineração, etc.
A programação completa e outras informações sobre o evento estão disponíveis, em inglês (idioma oficial do evento), no site www.asmeconferences.org/omae2012 |