Basotect®, a espuma de resina de melaminada BASF, garante os efeitos sonoros corretos sob o capô do Porsche PanameraDiesel. A espuma é usada para isolamento sonoro e térmico no compartimentodo motor, no túnel de transmissão e também no painel perto do motor doGran Tursimo quatro portas. Além de suas boas propriedades acústicas eresistência térmica elevada, o baixo peso da espuma é o que atraiu especialmenteos desenvolvedores da Stuttgart – fabricante de carros de luxo. A espumaBasotect é usada para absorver o som em veículos onde quer que haja altastemperaturas de operação durante um período prolongado de tempo, como nasparedes de separação entre o compartimento do motor e o interior do carro,apainelameto do capô do motor, estrutura próxima ao motor, e túneis detransmissão.
Leve e silencioso – espuma no compartimentodo motor
A espuma Basotect é especialmente conhecidapor suas excelentes propriedades acústicas. Graças a suas células abertas,ela possui valores de absorção de som muito bons nas faixas de freqüênciamédia e alta. Condutores e passageiros no Panamera podem, portanto, aproveitaro típico som do motor do Porsche – sem o acompanhamento de ruído irritante.Com uma densidade de 9 kg/m3, a espuma Basotect é mais leve do que os materiaisconvencionais de isolamento geralmente utilizados no painel do motor. Istoreduz tanto o consumo de de combustível como as emissões de CO2.
As propriedades de resistência a temperaturasmuito elevadas da espuma também desempenharam um papel importante na suaseleção como material. Basotect oferece longa duração de resistência térmicaa mais de 200ºC. Jürgen Ochs, gerente de Ruído, Vibração e Resistênciada Porsche, explica que "com seu motor a diesel de seis cilindros184kW/250 HP, o compartimento do motor do Panamera é regularmente submetidoa temperaturas de até 180ºC. E Basotect resiste a essas condiçõesextremas."
A espuma Basotect pode ser usada para fazercomponentes 3D sofisticados e elementos personalizados para espaços muitoapertados. A espuma de resina de melamina pode ser processada com precisãopor lâmina e fio de corte, bem como por moagem e serração – possibilitandodimensões e contornos de componentes customizados serem fácile exatamenteproduzidos. A espuma Basotect é também adequada para a termoformação, maspara isso a espuma deve ser impregnada antecipadamente. Dadas essas propriedadesdo material, a Porsche está planejando usar a Basotect para futuros desenvolvimentosde componentes também.
O Panamera foi apresentado pela primeiravez no Salão Automóvel de Shanghai em 2009, como o quarto modelo da sériePorsche. De acordo com dados da empresa, mais de 28.000 destes veículosGran Turismo medindo aproximandente cinco metros de comprimento foram vendidosem 2011. O modelo já está disponível em variações, incluindo Hybrid, Diesel,GTS, Turbo e Turbo S.
Sobre Basotect
Basotect é uma espuma de células abertase tem uma gama única de propriedades. O material de base a torna retardadorade chamas e abrasiva; ela pode ser usada em até 240ºC e reter as suas propriedadesao longo de um amplo intervalo de temperatura. Devido à sua estrutura deespuma de células abertas, ela é leve, absorvedora de som, flexível mesmoa baixas temperaturas e isolante térmica. |