A Neobus, uma das maiores fabricantes de ônibus do Brasil, anunciou nesta terça-feira, dia 7, que implantará uma unidade de produção no município de Três Rios, no Estado do Rio de Janeiro. O anúncio foi feito durante cerimônia realizada no Palácio da Guanabara, com a presença do governador Sérgio Cabral e de vários secretários estaduais, além do prefeito de Três Rios, Vinícius Farah.
A nova fábrica da Neobus funcionará em uma área que está em fase final de definição. A previsão é de que a produção inicie dentro de 150 dias, gerando cerca de 1,2 mil novos empregos quando estiver em sua capacidade plena de produção. No total, serão investidos R$ 90 milhões na nova fábrica, que deverá produzir 13 ônibus por dia.
Segundo o presidente da Neobus, Edson Tomiello, a fábrica de Três Rios produzirá ônibus urbanos e alguns modelos de micro-ônibus. “Estamos nos preparando para as demandas provocadas pela Copa do Mundo e pelas Olímpiadas”, afirmou Edson Tomiello, destacando que o Rio de Janeiro é hoje o principal mercado da empresa.
O anúncio da fábrica de Três Rios acontece menos de uma semana depois da empresa ter anunciado uma joint venture com a norte-americana Navistar, para a fabricação e o desenvolvimento de ônibus completo sob a marca NeoStar. O foco inicial serão os mercados dos Estados Unidos e América do Sul. Assim, a Navistar passará a fazer parte do quadro societário da Neobus, que seguirá sob a liderança de Edson Tomiello, que permanecerá como sócio controlador e maior quotista individual.
Tomiello faz questão de ressaltar que a fábrica de Caxias do Sul (RS) continuará com sua infra-estrutura atual, gerando 2,3 mil empregos. A unidade continuará a produzir modelos de micro-ônibus, ônibus para fretamento, ônibus das linhas BRT (Bus Rapid Transport) e BRS (Bus Rapid Service), e os modelos NeoStar. Um grande investimento está sendo feito no desenvolvimento de uma linha diferenciada de ônibus rodoviários, que deverá ser lançada em maio no mercado brasileiro, consolidando a Neobus no segmento de veículos pesados.
Atuando há 12 anos no mercado de ônibus, a Neobus já produziu mais de 30 mil unidades, e seguirá oferecendo e inovando em sua linha tradicional de carrocerias com os fabricantes de chassis do mercado brasileiro. Somente as linhas BRT e BRS, lançadas em 2010, já venderam mais de mil unidades, e a empresa projeta chegar a um faturamento de R$ 1 bilhão nos próximos quatro anos.
|