A produção total de veículos automotores no Brasil caiu 10,9% no primeiro trimestre, em comparação ao mesmo período do ano passado. Todos os segmentos apresentaram queda: automóveis e comerciais leves, caminhões e ônibus – os dois últimos com recuos bastante expressivos.
No entanto, a Anfavea - entidade que representa as montadoras instaladas no País - manteve sua estimativa de aumento de 2% em 2012. "Com a economia retomando a força, daqui para frente o mercado brasileiro tende a crescer", afirmou Cledorvino Bellini, presidente da Anfavea.
A produção de automóveis e comerciais leves caiu 9,3% no trimestre apesar do bom desempenho em março, que registrou aumento de 42,3% em relação ao mês anterior. Na comparação com março de 2011 (275.988 unidades), o volume produzido também foi superior: 289.686.
Já nos segmentos de caminhões e ônibus é queda (que em parte já era esperada devido a mudança na legislação para Euro 5) foi bem mais expressiva, respectivamente de 32,5% e 38,2%, ainda que a produção em março (em relação ao mês anterior) tenha sido ampliada em 32,8% (caminhões) e 23,5% (ônibus). O volume de caminhões produzidos em março também superou o número de março de 2011 em 3,5%; o de ônibus foi interior.
|