A produção de cloro atingiu 629.295 mil toneladas no primeiro semestre, o que representa um crescimento de pouco mais de 6% em relação ao mesmo período do ano passado, de acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Álcalis, Cloro e Derivados (Abiclor). O crescimento da produção de soda, no período, foi de 5,9%. Os números apontam para a retomada do ritmo de produção da indústria. No primeiro semestre do ano passado, dois fatos ocasionaram desaceleração da produção no setor: o “apagão” no fornecimento de energia elétrica ocorrido em fevereiro, na região Nordeste do país, e a interrupção da produção, em duas oportunidades, da fábrica de cloro-soda instalada em Maceió/Al.
A taxa média de utilização da capacidade instalada, no primeiro semestre, atingiu 84,2%, 5,8% maior em relação ao mesmo período de 2011. “A melhora no aproveitamento das capacidades instaladas das fábricas é importante, mas, em decorrência da retração econômica e da interrupção da produção devido a paradas não programadas de algumas das fábricas, a taxa de utilização ainda está abaixo da média histórica dos últimos anos, de 87”, afirma o presidente da Abiclor, Aníbal do Vale.
O consumo setorial da produção nacional do cloro (vendas totais + usos cativos) apresentou variação positiva de 7,8% no período. Os segmentos que mais se destacaram foram DCE - Dicloroetano (+20,9%), ácido clorídrico (+14,9%) e hipoclorito de sódio (+4%).
Soda cáustica
De janeiro a junho, as vendas totais da soda cáustica aumentaram 11% ante igual período de 2011 e o consumo aparente (produção local mais importações, descontado o volume exportado) apresentou elevação de 2,5%. As importações apresentaram redução de 1,5% em comparação com o primeiro semestre do ano passado.
O consumo setorial da produção nacional de soda cáustica apresentou alta de 9,7% em relação ao 1º semestre de 2011. O resultado teve impacto da elevação do consumo dos setores papel e celulose (7,8%) e química e petroquímica (18,7%).
Produção de cloro
Primeiro semestre de 2012
*Valores em toneladas
Produção de soda cáustica
Primeiro semestre de 2012
*Valores em toneladas
Mais informações
Mônica Serrano
Thalita Battistin
SP4 Comunicação Corporativa
11 3873 4374
www.sp4com.com.br |