A MVC, empresa líder nacional no desenvolvimento de soluções em plásticos de engenharia e pertencente ao Grupo Artecola e à Marcopolo, firmou no início de março uma nova joint venture para atuação no Brasil. A joint venture foi assinada com a empresa Stabilit, do Grupo Verzatec, do México, segunda maior empresa do mundo na fabricação de chapas em compósitos reforçados com fibra de vidro pelo processo de laminação contínua, para constituição da Stabilit MVC Brasil.
A Stabilit MVC Brasil receberá nos próximos três anos investimentos de R$ 5 milhões, será instalada em Caxias do Sul, no complexo industrial da MVC já existente, e deverá começar a produzir em outubro deste ano. O controle será 51% da MVC e 49% da Stabilit.
De acordo com Eduardo Kunst, presidente executivo do Grupo Artecola, a joint venture faz parte da estratégia de crescimento da MVC e da Artecola. “Essa parceria está relacionada com a visão de futuro da Artecola. Buscamos a Stabilit pela diferenciação de produtos e pelo potencial de crescimento que enxergamos para esse mercado e também pelo fato de a Stabilit ser uma das melhores do mundo nesse segmento”, comenta o executivo.
Para o presidente do Conselho de Administração do Grupo Verzatec, Fernando Canales Clariond, a parceria fortalecerá a presença da fabricante em um importante mercado, com grande potencial de crescimento. “A Stabilit tem plantas hoje no México, nos Estados Unidos e na Espanha, e exporta para o Canadá e diversos países da América Central e do Sul. Nada melhor do que estarmos presentes no Brasil, país em grande crescimento econômico e onde há novas oportunidades”, destaca Clariond.
Em pé, Gilmar Lima, diretor-geral da MVC, e Francisco Senicero Lopez, cEO da Stabilit. Sentados, Fernando Canales Clairond, presidente do Conselho de Administração do Grupo Verzatec, e Eduardo Kunst, presidente do Grupo Artecola
Inovação para mercado em expansão
Segundo Gilmar Lima, diretor-geral da MVC, O objetivo da joint venture é fabricar perfis pultrudados e comercializar no Brasil toda a linha de soluções, como chapas em compósito reforçado com fibra de vidro para caminhões frigoríficos e para construção civil (revestimentos decorativos e de proteção), e chapas em policarbonatos para coberturas.
“A intenção inicial é focar o mercado brasileiro e, em um segundo momento, expandir para outros países da América do Sul. Os principais segmentos de atuação serão construção civil, transporte, implementos rodoviários e infraestrutura”, explica Lima.
A Stabilit MVC Brasil fabricará produtos pelo processo de pultrusão, que tem grande potencial de crescimento devido às vantagens que proporciona em redução de peso, qualidade de acabamento, durabilidade e alta resistência mecânica e à corrosão. De acordo com Gilmar Lima, o mercado de pultrusão está crescendo de forma significativa em todo o mundo, e no Brasil as perspectivas são melhores ainda, sobretudo para o segmento de construção civil que praticamente não utiliza este processo. “A aplicação dos perfis pultrudados tem sido maior em plataformas petrolíferas, polos petroquímicos, redes elétricas e escadas de serviços, entre outros, mas sua utilização pode triplicar com a entrada no mercado da construção civil”, comenta.
“Em um primeiro momento os perfis pultrudados produzidos pela Stabilit MVC Brasil serão fornecidos para o sistema construtivo WALL SYSTEM, da Poloplast Painéis, para substituição da estrutura metálica em escolas e casas. Logo em seguida, focaremos nos demais segmentos, como transporte, implementos rodoviários e infraestrutura. Nosso objetivo é atingir receita de R$ 30 milhões até 2014”, finaliza Gilmar Lima.
Sobre a Stabilit
Com sede no México e operações nos Estados Unidos e na Espanha, a Stabilit pertence ao Grupo Verzatec e é a segunda maior empresa do mundo na fabricação de chapas em compósitos reforçados com fibra de vidro pelo processo de laminação contínua. Constituída em 2006, atua nos segmentos de painéis e produtos plásticos.
Sobre a MVC
A MVC é reconhecida internacionalmente como empresa inovadora e de grande capacidade de aplicação de avançados processos e materiais no segmento de plásticos de engenharia. Desenvolve produtos com soluções completas e personalizadas para os mercados automotivo/transporte, indústria leve, energia eólica e de construção civil. Possui operações em São José dos Pinhais (PR), Camaçari (BA), Caxias do Sul (RS), Catalão (GO) e Sete Lagoas (MG). |