Durante a JEC Composites, maior feira da indústria global de compósitos – 27 a 29/03, em Paris – acontecerá o Innovative Composites Summit (ICS), rodada de palestras com dezenas de especialistas no material. Entre eles, Waldomiro Moreira, executivo da fabricante de resinas Elekeiroz e um dos diretores da Associação Latino-Americana de Materiais Compósitos (ALMACO) – ele também integra o Comitê Automotivo da entidade.
Intitulada “Compósitos termofixos de baixo peso, retardantes de chama e com baixa emissão de fumaça”, a apresentação de Moreira faz parte do fórum ferroviário do ICS e está agendada para o período da tarde do dia 28.
“Mostrarei as tecnologias mais atuais de compósitos termofixos baseados em resinas e aditivos que atendem e até superam normas como a ASTM E-162 e a ASTM E-660, que se referem, respectivamente, aos testes de flamabilidade e emissão de fumaça. Destaque também para a norma BSS 7239-1988, da Boeing, que é usada no Brasil e regulamenta a propagação de gases tóxicos por materiais em combustão”, explica Moreira, ressaltando que a demanda brasileira por trens e metrôs está em franca expansão devido à realização da Copa do Mundo e dos Jogos Olímpicos.
Engenheiro químico com pós-graduação em polímeros e MBA em marketing e finanças, Moreira conta com 38 anos de experiência em compósitos (matérias-primas e processos). Antes da Elekeiroz, empresa associada à europeia DSM, ele passou por Cray Valley (Grupo Total), Henkel Loctite, Reichhold e Mercedes-Benz, entre outras companhias. Também é professor do curso de materiais compósitos da Universidade Positivo.
Para mais informações sobre a ALMACO, acesse www.almaco.org.br |