A Mizumo, uma das mais importantes fabricantes de estações pré-fabricadas para tratamento de esgoto sanitário (ETEs), vem atendendo, em seus produtos, a nova versão da norma NBR 12.209/11. Publicada no final de 2011, ela tem como foco a atualização dos parâmetros e diretrizes da “Elaboração de projeto hidráulico e de processo de Estações de Tratamento de Esgoto Sanitário (ETEs)”.
A Norma, agora, mais abrangente e detalhada, contempla os dimensionamentos dos reatores UASB (reator anaeróbio de fluxo ascendente e manto de lodo), FBP (filtro biológico percolador), FAS (filtro aerado submerso) e Decantador Secundário Lamelar, entre outros, atendidos com excelência pelas soluções oferecidas pela companhia.
Segundo o gestor da unidade de negócios Mizumo, Giovani Toledo, o grande mérito da empresa, em relação a esta norma, é a capacidade de atender aos parâmetros de dimensionamento descritos no documento, além de como, onde e qual fator de segurança deve ser aplicado. “Com a total aderência à Norma NBR 12.209/11, a empresa torna-se mais apta para atender ao mercado público”, afirma.
Obras públicas
A Mizumo conta com uma estrutura completa para atender ao mercado de obras públicas. São mais de 170 engenheiros especializados em diversas áreas e uma área de Engenharia de Aplicações composta por uma experiente e capacitada equipe de profissionais, formada por 12 engenheiros exclusivos para a área de saneamento, 30 técnicos projetistas, além de químicos e biólogos.
As soluções da empresa para tratamento de esgoto doméstico são projetadas sob medida e atendem a condomínios, conjuntos habitacionais, bairros, vilas, distritos e municípios com até 20 mil habitantes ou uma vazão de até 35 litros de esgoto/segundo – vazões maiores são avaliadas, caso a caso, pela equipe de engenharia da empresa.
Um exemplo é o Mizumo Air Plus, que atende ao padrão de remoção de nitrogênio amoniacal, ideal para empreendimentos com vazão de até 1.000 m³/dia, o que representa uma população de até 10 mil pessoas. No dimensionamento, a empresa faz uma avaliação completa, considerando a caracterização da origem do esgoto, a identificação do pico de vazão horária, a destinação do efluente tratado, entre outros aspectos.
Os tanques das ETEs possuem 2,5 m e 3,2 m de diâmetro externo, são totalmente estanques e fabricados de PRFV (plástico reforçado com fibra de vidro), possuindo alta resistência a ambientes corrosivos e os padrões adequados para atender às normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), podendo ser instalados enterrados ou acima do solo. Por esta excelência na fabricação, a Mizumo oferece garantia de 10 anos nas peças de PRFV e vida útil dos equipamentos superior a 30 anos.
Soluções eficientes
Todo o portfólio de produtos desenvolvido pela Mizumo está de acordo com os critérios da Norma NBR 12.209/11 - as linhas Plus e Business, no entanto, precisam de complemento da NBR 7229/93, que contempla os processos de câmaras anaeróbias (tanques sépticos). Os projetos desenvolvidos pela Mizumo visam garantir a melhor relação entre custo-benefício do mercado. As soluções dedicadas, entre elas, das linhas Mizumo Plus, Tower e Customer, são robustas, modulares, têm baixos custos operacionais e garantia de desempenho no tratamento biológico do esgoto. Esses fatores tornam a marca ideal para projetos residenciais, comerciais, industriais e para concessionárias de serviços de saneamento ambiental, entre outros.
A Mizumo adequa a ETE às necessidades de seus clientes e atende a todas as normas estabelecidas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT); as recomendações e resoluções do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA), órgão ligado ao Ministério do Meio Ambiente; as exigências da Certificação ISO 14.000 - pré-requisito para empresas exportadoras; e cumprem ainda com as diretrizes de estados e municípios. |