O Brasil será, pela primeira vez, sede do maior evento de Método Não-Destrutivo do mundo

A tecnologia possibilita a introdução de redes para a transimissão de energia, com vantagens técnicas e operacionais

A Abratt Associação Brasileira de Tecnologia Não Destrutiva promove entre os dias 12 e 14 de novembro, no Transamérica Expo Center São Paulo, em São Paulo, SP, o 30th Internacional NO-DIG, o maior evento de Método Não Destrutivo (MND) do mundo. O Brasil foi escolhido para sediar pela primeira vez o encontro, que tem como objetivo consolidar a utilização do MND nas obras de infraestrutura principalmente para atender à demanda que ocorrerá em função de grandes eventos como a Copa do Mundo e Olimpíadas, além do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) difundir tecnologias globais e apresentar novos estudos, equipamentos e técnicas.

O Método Não Destrutivo é a única opção para o crescimento do país e este evento será a solidificação da tecnologia no Brasil e do país nesse mercado, diz Paulo Dequech, presidente da Abratt. Segundo ele, podemos comparar o MND a uma Laparoscopia (procedimento cirúrgico minimamente invasivo), já que métodos e equipamentos de tecnologia não destrutiva minimizam e até eliminam a necessidade de escavações. É possível instalar cabos sob a terra com apenas duas aberturas: uma no início e a outra no destino da área, evitando a destruição de ruas e calçadas, explica. Essa tecnologia se dá através do emprego de máquinas e equipamentos que fazem todo o trabalho sem intervir no sistema viário nem danificar o ambiente urbano, possibilitando a introdução de redes sob o solo para a transmissão de energia, água, esgoto, gás, comunicação de dados, voz e imagem, com vantagens técnicas e operacionais.

O NO-DIG 2012 São Paulo terá como mote central 'Uma cidade sem valas' e contará com palestras, nas quais reunirão os maiores especialistas do mundo no assunto, que abordarão pontos pertinentes aos setores de petróleo e gás, saneamento, telecomunicações, energia e água, além de uma feira com os principais expositores estrangeiros do setor.

 

 

Confira mais notícias