A MVC, empresa brasileira líder no desenvolvimento de produtos e soluções em plásticos de engenharia e pertencente ao Grupo Artecola e à Marcopolo, expõe uma maquete da CasaPrática, criada com base no Programa Minha Casa, Minha Vida Rural, do Governo Federal, na Rio+20, Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável. A solução construtiva é apresentada no espaço Agro Brasil da CNA (Confederação de Agricultura e Pecuária do Brasil).
De acordo com Gilmar Lima, diretor-geral da MVC, a empresa está desenvolvendo o sistema construtivo Wall System para esta aplicação rural. “Estamos, juntos com a CNA, estudando a implantação e a viabilização de casas rurais em todo o Brasil. É um trabalho em conjunto e um grande desafio. A intenção é iniciarmos com um lote experimental de 200 unidades, em Tocantins”, explica Lima.
A CasaPrática é um produto reconhecido mundialmente pela sua praticidade, rapidez de construção e conforto. Recentemente, a MVC fez a entrega de 35 escolas em Alagoas, uma creche em Porto Alegre e iniciou a construção de 436 casas no município de Japeri, no Rio de Janeiro. “Todos estes projetos utilizam o mesmo processo construtivo do novo programa rural. Até 2014, temos como meta fornecer 12 mil unidades para as famílias ligadas e que vivem da produção agrícola em todo o País”, afirma o executivo.
Projeto de elevado padrão de qualidade, praticidade, baixa manutenção e rapidez, além de ser ecologicamente correto em todo o processo de construção, a CasaPrática utiliza, em vez dos materiais tradicionais, o inovador sistema Wall System, composto de estrutura metálica e painel sanduíche de lâminas em compósitos reforçados com fibra de vidro (similar ao que se usa em aviões, trailers, barcos e trens) e núcleo em EPS e gesso rígido.
“Os visitantes da Rio+20 poderão apreciar de perto a maquete que construímos. O diferencial é que esta miniatura de projeto arquitetônico desenvolvido pelo Instituto CNA - ICNA, foi feita com a mesma composição dos painéis utilizados na casa original e produzida 100% pela equipe MVC/POLOPLAST. A casa rural tem 42 m² de área construída e conta com dois dormitórios, sala, cozinha, banheiro, lavanderia, fogão a lenha e área de serviço com elevado padrão de conforto, qualidade e segurança”, revela Gilmar Lima.
Entre as vantagens em relação ao processo tradicional o sistema oferece maior velocidade de construção, durabilidade, resistência, flexibilidade, conforto térmico e acústico, obra limpa e desperdício zero. Adicionalmente, as paredes são fornecidas com pintura. As instalações elétricas (eletrodutos, fiação, tomadas, interruptores, quadro de distribuição e disjuntores) e hidrossanitárias (tubos e conexões em PVC) embutidas nas paredes reduzem o custo e o tempo de execução da obra.
MVC
A MVC é reconhecida internacionalmente como empresa inovadora e de grande capacidade de aplicação de avançados processos e materiais no segmento de plásticos de engenharia. Desenvolve produtos com soluções completas e personalizadas para os mercados automotivo/transporte, indústria leve, energia eólica e de construção civil. A empresa possui operações em São José dos Pinhais (PR), Camaçari (BA), Catalão (GO), Caxias do Sul (RS) e Sete Lagoas (MG).
Crédito da foto: Rafael Stonoga
|