Fabricação de veículos mais leves

Cada vez mais, a indústria automotiva vem percebendo que é possível reduzir peso e ganhar em design com plásticos de engenharia, composites e outros revestimentos de alta performance.

O policarbonato se apresenta como uma boa opção para substituir materiais tradicionais em busca de uma redução significativa de peso. O policarbonato Makrolon da Bayer MaterialScience, por exemplo, pode garantir uma redução de 50% na comparação com um vidro da mesma espessura.

Um exemplo desta aplicação é o painel utilizado no teto do novo Beetle 2012 da Volkswagen; uma peça única em formato de U que tem a aparência de vidro e possui uma superfície altamente resistente ao risco. Pesando pouco menos de 3 quilos, o painel é produzido a partir do Makrolon 2605 e faz a superfície do teto aparentar maior, além de contribuir para seu acabamento. Mais que isso, o processo de recobrimento do policarbonato foi otimizado para oferecer um acabamento final de alta qualidade superficial. A mesma tecnologia também é utilizada no teto do Bugatti Veyron 16.4 Grand Sport.

Os veículos elétricos ou convencionais também se beneficiam dos módulos de teto desenvolvidos pela Bayer. A partir de módulos de policarbonato e composites de poliuretano já é possível criar painéis solares integrados que auxiliam o carregamento de componentes elétricos, além de baterias; tudo isso com apenas 20 quilos de peso. Neste caso o policarbonato reduz em 50% o peso do vidro, aumenta o isolamento térmico filtrando os raios infravermelhos e ainda gerando até 100 watts de energia. Estima-se uma redução de emissão de CO2 de 28 a 44 kg por kg de policarbonato utilizado em substituição ao vidro.

Todos estes benefícios são possíveis a partir da possibilidade de redução de peso do PC Makrolon AG2677 e dos composites de poliuretano. Além disso, este tipo de painel solar aproveita a energia transformando-a em eletricidade para utilização nos sistemas de ventilação e refrigeração do carro.

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