Bateria para veículos elétricos e ônibus híbridos

Somente a cidade de São Paulo conta com mais de sete milhões de veículos automotores. Eles são os principais responsáveis pela baixa qualidade do ar e emissão de gases que provocam o efeito estufa. Para amenizar o problema, um grupo de empresários começou a desenvolver baterias de lítio para veículos 100% elétricos e ônibus híbridos (movidos à eletricidade e a diesel), dando origem a Electrocell.

A startup, já graduada no Centro de Inovação, Empreendedorismo e Tecnologia (Cietec), sediado no campus do o Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (Ipen) na Cidade Universitária, em São Paulo, investe em pesquisa e desenvolvimento na produção de energias renováveis para mudar essa realidade. A meta é dominar a tecnologia das baterias de lítio destinadas para o transporte em massa. "Os ônibus híbridos entram em um cenário de redução de poluentes de até 80%. É o que São Paulo e as grandes capitais estão precisando. Obviamente, os ônibus híbridos são mais caros que os convencionais, mas a redução de custos com o sistema de saúde, com certeza, pagariam estes ônibus. E a população teria um ganho ambiental muito grande", afirma Gilberto Janolio, sócio da Electrocell.

A ideia de desenvolver baterias para veículos com emissão zero de poluentes ganhou forma durante o período de incubação no Cietec e hoje, a Electrocell busca investidores para difundir e desenvolver a tecnologia. A empresa levou seus produtos a Expocietec, que aconteceu nos dias 15 e 16 de outubro, na sede da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP). O evento proporcionou o encontro entre empreendedores e investidores. "Sem investidor, os negócios ficam pequenos e o crescimento orgânico é lento. Então, a entrada de investidores é altamente recomendável. Estamos aguardando", destaca Janolio.

O objetivo do encontro foi desenvolver o ambiente de negócios para micro e pequenas empresas de base tecnológica e ressaltar a importância dessas iniciativas inovadoras. Para isso, o evento contou com a participação de empresas ligadas aos setores de meio ambiente, medicina e saúde, eletroeletrônicos, química, tecnologia da informação e biotecnologia, além de incubadoras e parques tecnológicos de São Paulo e do Brasil.

 

Mais informações: www.expocietec.com.br

O Expocietec tem patrocínio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ) e da Agência de Desenvolvimento Paulista (DesenvolveSP) e apoio da Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras (Anpei); Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec); Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação (Assespro); Brasil Investimentos & Negócios (BRAiN); Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp); Clarke, Modet & Co - Brasil; Exponor; PTO de Contato; Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae); Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq); Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha; Confrapar; Anjos do Brasil; Financiadora de Estudos e Projetos (Finep);  Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp); Startups Evolution; Intellecta; Artemisia e MyJobSpace.

Confira mais notícias