Minas Gerais - A Vale instalou um sistema de microgeração solar fotovoltaica na Estação Ferroviária Intendente Câmara, da Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM), no município de Ipatinga (MG). A estação recentemente passou por uma grande reforma e, com o novo sistema de geração, pretende reduzir o consumo de energia da concessionária local.
O sistema solar instalado é do tipo grid tie (conectado à rede), composto por 32 painéis fotovoltaicos de 225 W cada, modelos Mitsubishi Premium, com vida útil superior a 35 anos e totalmente livres de manutenção.
A potência total instalada do sistema é de 7,2 kW, suficientes para gerar aproximadamente 1.000 kWh por mês de energia. Além dos painéis, o sistema ainda conta com um banco de 24 baterias estacionárias de 220 Ampère-hora cada para backup, garantindo segurança e fornecimento contínuo de energia para a estação.
A Estrada de Ferro Vitória a Minas é atualmente administrada pela Vale e utilizada para escoar de Minas Gerais para o exterior a produção de minério de ferro, aço, carvão, calcário, granito, contêineres, ferro-gusa, produtos agrícolas, madeira, celulose, combustíveis e cargas diversas, através do Porto de Tubarão, no Espírito Santo.
Fonte: Energia Hoje - 02.08.2012 |