Inglaterra - Um grupo de pesquisadores ingleses desenvolveu uma turbina eólica adequada para meios urbanos. A proposta apresenta uma tecnologia que pode ser facilmente aplicada em áreas com alta densidade demográfica e ventos inconstantes.
Os parques eólicos tradicionais são normalmente construídos em regiões afastadas das comunidades ou em alto mar, isto porque é necessário haver muito espaço disponível para a instalação de turbinas gigantes. No entanto, a nova turbina de eixo vertical não necessita da mesma estrutura física e pode ser aplicada no alto de prédios.
A novidade foi projetada pela empresa McCamly e a primeira unidade já está instalada na Universidade de Keele, no Reino Unido, para testes. Existem dois grandes motivos que influenciaram o desenvolvimento desta tecnologia: a grande demanda energética dos centros urbanos e as rajadas de vento, que mesmo irregulares, atingem boa parte das cidades.
O modelo, apelidado de MT01, pode ser aplicado em locais com vento lento, na média de dois metros por segundo. As pás irão girar com qualquer vento acima de 1,8m/s. Outro benefício é que ela não necessita do apoio da rede elétrica para dar a partida, basta o vento soprar que a energia começa a ser produzida, com poucos ruídos e vibração.
Quando os ventos estão na média de 12m/s, o sistema é capaz de gerar um quilowatt de energia. No entanto, testes recentes feitos pelos engenheiros britânicos, mostram que o potencial pode ser elevado para 24 kW. Existe ainda outra ideia que deve ser aplicada com o intuito de elevar esta capacidade. Os pesquisadores planejam aplicar células fotovoltaicas para ampliar a produção.
A turbina possui 12 metros de diâmetro e dez de altura, tamanho similar ao das grandes caixas d’água utilizada em edifícios.
Fonte: Ciclo Vivo - 30.07.2012
|