O número de empresas norueguesas no Brasil duplicou nos últimos anos. “Em três anos saímos de 70 para 150 empresas instaladas no Brasil. A maior parte delas, cerca de 80%, atuam nos setores de óleo, gás e indústria naval e offshore”, afirma a diretora da Innovation Norway (Agência de Promoção do Governo da Noruega), Helle Moen.
“Há também um forte movimento de fornecedores brasileiros em busca de parcerias com empresas norueguesas que dominam tecnologias demandadas hoje pela Petrobras, principalmente em relação aos campos em áreas mais profundas e no pré-sal”, observa. Para Moen, o mercado brasileiro está cada vez mais atrativo. "Nossos esforços são para que as empresas estabeleçam raízes e saibam lidar com o perfil do setor no país, que mantém uma relação estratégica com a Noruega", disse.
A Innovation Norway dá suporte a empresas daquele país para desenvolver negócios no Brasil. Entre os serviços prestados estão a localização de representantes, disponibilização de informações de mercado e a articulação com agentes do setor de petróleo e gás. A agência participa do estande organizado pela Norwegian Maritime Exporters (NME) na Navalshore 2012, junto com as empresas Tamrotor Marine Compressors AS, Sperre AS, STX OSV Electro AS, Eltorque AS e Clayton Scandinavia.
Em setembro, na Rio Oil&Gas 2012, o pavilhão da Noruega, organizado pela Innovation Norway, terá 35 empresas além de atuar como ponto de apoio para as delegações de Stavanger e Bergen, cidades da Noruega que são importantes polos da indústria petrolífera. |