A Alstom confirmou o plano industrial desenvolvido para o consórcio liderado pela EDF Energies Nouvelles, que venceu 3 projetos na licitação lançada pelo governo francês para instalar turbinas eólicas offshore para a geração de 3 GW de energia na costa francesa. Com sua Haliade 150, a Alstom é fornecedora exclusiva do consórcio liderado pela EDF EN, que inclui a Dong Energy, especialista dinamarquesa e líder mundial em parques eólicos offshore, assim como os desenvolvedores Nass & Winde WPD Offshore. A licitação vencida inclui três projetos apresentados para as unidades Saint-Nazaire, Courseulles-sur-Mer e Fécamp sites, compreendendo aproximadamente 240 turbinas.
Os pedidos serão feitos por ordem de unidade, começando em 2014, após a conclusão de estudos de viabilidade e impacto para cada projeto. Para a Alstom, este projeto representa um pedido total no valor de mais de €2 bilhões, que será registrado ao longo de um período de vários anos.
A Alstom criará 1.000 empregos diretos e 4.000 empregos indiretos com a instalação de quatro fábricas e o investimento de €100 milhões na indústria de energia eólica offshore francesa. O plano industrial representa o primeiro estágio de uma campanha para criar uma indústria nacional que se torne referência em energia eólica offshore. O investimento ajudará a atender as necessidades do mercado francês e do crescente mercado europeu.
A implementação do plano começará em 2013, com o início do recrutamento e da instalação das primeiras fábricas em Saint-Nazaire e Cherbourg. A produção deve ter início em 2014. A Alstomj á contatou centenas de empresas locais para identificar e organizar operações terceirizadas, aumentando o número total de empregos permanentes ligados ao projeto para 5.000.
Unidades para a fabricação de nacelas e geradores ficarão localizadas no cais em um terreno de 14 hectares na área portuária de Montoir-de-Bretagne de Saint-Nazaire, e empregarão 300 pessoas. Pás também serão fabricadas em parceria com a LM Wind Power, em Cherbourg, onde as torres também serão produzidas. As duas plantas criarão outros 500 empregos diretos. Além disso, um centro de engenharia e P&D empregando 200 pessoas e dedicado à energia marinha, o primeiro centro de seu tipo na França, será estabelecido na região Pays de la Loire.
"A Alstom pode confirmar seu plano industrial após o anúncio dos resultados da licitação. Isso representa o primeiro passo em direção à criação de uma indústria francesa capaz de se tornar a referência em energia eólica offshore e impulsionar a estratégia de crescimento da Alstom em tecnologia eólica," afirmou o Chairman e CEO da Alstom, Patrick Kron.
A produção em pré-série da Haliade 150 começou em Saint-Nazaire em uma fábrica temporária que produzirá 40 unidades antes que as fábricas principais entrem em operação. A primeira turbina Haliade 150 foi instalada na unidade de Carnet, perto de St-Nazaire, e será usada para testes antes da certificação. Uma segunda turbina offshore será entregue na Bélgica no terceiro trimestre de 2012 para uma segunda rodada de testes no mar. |