Pela segunda vez em seus 44 anos de história, a Olimpíada Internacional de Química (IChO) será sediada nos EUA entre os dias 21 e 30 de julho de 2012.
A IChO oferece aos estudantes de química a oportunidade de participar de uma competição de alto nível e estabelecer contatos além de suas culturas e fronteiras. Como parte de seu compromisso contínuo com a educação em ciência, tecnologia, engenharia e matemática, a Dow está investindo US$ 2,5 milhões para realizar a olimpíada nos EUA pela primeira vez desde 1992. A Sociedade Americana de Química (ACS), uma organização sem fins lucrativos financiada pelo Congresso dos EUA e maior sociedade científica do mundo, será a anfitriã do evento.
"Como uma empresa global com operações em mais de 40 países, a Dow vê a Olimpíada Internacional de Química como uma excelente oportunidade para ajudar a inspirar a próxima geração de cientistas", disse Andrew Liveris, presidente e CEO da Dow. "Com a demanda de mais de 95% dos produtos fabricados por algum nível de química, cientistas qualificados e inspirados vão ajudar a garantir um futuro sustentável para nossa companhia, nosso planeta e nossas comunidades."
Mais de 70 nações enviarão equipes com quatro alunos para o evento. Serão dez dias de exames, trabalhos de laboratório e excursões científicas e culturais pela Universidade de Maryland (Washington). A competição abrange diversas áreas da química, incluindo: química analítica, bioquímica, química inorgânica, química orgânica, química física e espectroscopia. As equipes participantes serão escolhidas através de eliminatórias regionais e nacionais.
O patrocínio da Dow faz parte das ações da companhia para o Ano Internacional de Química 2011. Como parceira global, a Dow está aprimorando sua atuação em ciência e tecnologia e seu foco em sustentabilidade, com o objetivo de aumentar o conhecimento geral sobre química, incentivando o interesse entre os jovens e gerando envolvimento para o futuro criativo da ciência.
“A Sociedade Americana de Química e a Dow estão empenhadas em desenvolver a próxima geração de químicos e engenheiros químicos", disse Nancy B. Jackson, presidente da ACS. "Com o apoio da Dow, temos a oportunidade de aumentar o interesse público para o importante papel da química em nossas vidas, bem como para os novos profissionais que utilizarão a química para descobrir soluções para os desafios do nosso mundo."
Desenvolver relações entre as nações e incentivar a cooperação e compreensão internacionais é o objetivo principal da IChO. Os participantes terão a oportunidade de construir amizades e relacionamentos entre pessoas com as mesmas idéias de diferentes culturas e países.
"Como Presidente da 44ª edição da IChO, sou grato a Dow pelo apoio ao evento e sei que as equipes de todo o mundo estão igualmente gratas", disse Ahmed Zewail. "A IChO irá aliar o encanto e a variedade de usos da química com as melhores mentes jovens do mundo. O contato intelectual entre estudantes de todo o mundo formará grupos de discussão para o futuro”completa Dr. Ahmed Zewail, ganhador do Prêmio Nobel de Química em 1999 e professor de química do Instituto de Tecnologia da Califórnia.
Para mais informações sobre a Olimpíada Internacional de Química: www.icho2012.org.
Para mais informações sobre Sociedade Americana de Química (ACS): www.acs.org.
Para mais informações sobre a participação da Dow no Ano Internacional da Química 2011: www.dow.com
|