Em parceria com a Bayer MaterialScience, a empresa Andaluz Acessibilidade desenvolveu um sistema de orientação pessoal para pisos que fornece retorno tátil para deficientes visuais. A parceria visa facilitar o acesso e a circulação dessas pessoas em edifícios públicos, escadas rolantes, plataformas de trem e cruzamentos, tornando-as menos propensas a acidentes. No Brasil há 1,4 milhão de deficientes visuais, segundo o Conselho Brasileiro de Oftalmologia.
O sistema envolve sinalizações adesivas ou ladrilhos no chão, que com apenas alguns milímetros de altura, orientam os indivíduos que caminham sobre elas. Os elementos estão disponíveis em diferentes estruturas de superfície, formas e cores (para deficientes visuais e para pessoas sem deficiência visual). “Também é possível incorporar mais diferenciações em sinalizações como, por exemplo, para identificar o acesso para diferentes linhas do metrô”, afirmou Marco Baptista, gerente de produto da Andaluz Acessibilidade. Esses elementos táteis são feitos de Desmopan® DP 3059D, um poliuretano termoplástico (TPU) da Bayer MaterialScience, e o sistema é comercializado pela Andaluz, com o nome de Tátil Fácil.
De fácil instalação e boa relação custo-benefício, o sistema já está sendo usado em muitos bancos, shoppings e estações de metrô no Brasil. “Eu já posso imaginar essas aplicações em outras regiões do mundo no futuro”, disse Mathias Lauter, especialista em Desenvolvimentos de Negócios TPU da Bayer MaterialScience, na Alemanha. “A demanda para esse sistema é considerável e os benefícios são óbvios.”
Devido às suas propriedades, o Desmopan® plastic da Bayer MaterialScience é ideal para esse uso. É altamente resistente a riscos e erosão, e também é resistente a componentes químicos e produtos de limpeza. Oferece muitas possibilidades de design e pode ser produzido em, praticamente, qualquer cor.
Sobre a Bayer MaterialScience:
Com vendas em 2010 de 10,2 bilhões de euros, a Bayer MaterialScience está entre as maiores empresas de polímeros do mundo. Suas atividades comerciais estão focadas na fabricação de materiais de polímeros de alta tecnologia e no desenvolvimento de soluções inovadoras para produtos usados em muitas áreas da vida cotidiana. Os principais segmentos de fornecimento são os setores automotivo, elétrico e eletrônico, de construção, esporte e lazer. No final de 2010, a Bayer MaterialScience tinha 30 locais de produção e empregava, aproximadamente, 14.700 pessoas ao redor do mundo. A Bayer MaterialScience é uma empresa do Grupo Bayer.
Sobre a Andaluz Acessibilidade:
A Andaluz Acessibilidade foi fundada em 2003. Seu foco comercial inclui desenvolvimento de tecnologias e soluções para produtos de acessibilidade, tais como mapas e displays táteis, assim como sinalizações de pisos táteis para alertar os usuários e indicar direções de forma clara. A empresa também oferece serviços técnicos especializados para clientes que precisam adaptar locais para acomodar pessoas com deficiência, principalmente pessoas com deficiência visual.
Vídeos de apresentação podem ser visualizados em www.andaluzacessibilidade.com.br/videos. |