O Grupo FCC está apresentando ao mercado adesivos especiais de poliuretano à base de água produzidos a partir de matéria-prima obtida com tecnologia inédita desenvolvida pela equipe de pesquisa da empresa.
De acordo com o diretor de adesivos, Valdemar Masselli, todos os fabricantes de adesivos do mercado, incluindo o Grupo FCC, buscam a matéria-prima para seus adesivos de poliuretano à base de água na mesma origem.
Após quase uma década de trabalho em um projeto de pesquisa que contou com apoio da FINEP, o Grupo FCC desenvolveu um processo para produzir esta matéria-prima com características distintas, possibilitando uma gama maior de opções que se somam às já existentes.
Ainda segundo Masselli, o domínio desta tecnologia nos permite maior flexibilidade ao criar produtos especiais que se adaptam melhor às necessidades de aplicação de cada cliente, pois podemos trabalhar na engenharia da própria molécula, ao invés de ficar ajustando formulações sempre com a mesma matéria-prima básica.
Esta nova tecnologia, segundo o químico industrial Ricardo Araujo, coordenador do projeto, é limpa para o cliente final e também durante todo o processo de obtenção, já que não utilizamos solventes orgânicos de qualquer espécie em nenhuma fase da produção, nem do poliéster, nem do poliuretano, nem da dispersão e nem tampouco do adesivo.
As demandas do mercado calçadista foram a motivação da FCC para investir no projeto. Mas o desenvolvimento da pesquisa foi apontando novas possibilidades de uso para a tecnologia que está sendo utilizada para solucionar necessidades específicas de diferentes segmentos, como o de tintas, por exemplo.
A novidade atende o planejamento estratégico do Grupo FCC, que acredita que parte do futuro dos adesivos está na base aquosa. |