A Flexaust (Warsaw, Indiana, EUA) desenvolveu uma linha de mangueira resistente à abrasão e estática dissipativa com um fio-terra embutido indicado para prevenir explosões de plantas causadas por acúmulo de energia estática. A fabricante de mangueiras e dutos flexíveis levou dois anos desenvolvendo o produto, de
acordo com Mike O'Brien, vice presidente de vendas e marketing.
"Tínhamos o material, e então projetamos o processo", disse O'Brien, que apresentou a nova linha de produtos na convenção anual da NAHAD, ocorrida de 2 a 6 de abril em San Diego. "Nós tínhamos de imaginar como aplicar o fio terra no processo. Isso levou algum tempo. Testamos o produto em campo e como tivemos resultados positivos, nos sentido confortáveis para lançá-lo no mercado".
A linha FlexStat de mangueiras possui superfície interna lisa e uma hélice externa, sendo disponível em diâmetros internos de 1,25 a 8 polegadas. Fabricada em poliuretano e com um fio terra embutido interno, a mangueira é reforçada com uma hélice rígida externa de ABS.
A Flexaust afirma que a mangueira tem resistividade de superfície suficiente para prevenir o acúmulo de energia estática e melhorar a segurança de plantas numa ampla variedade de aplicações. A superfície interna lisa promove fluxo sem resistência enquanto a tira de desgaste externa proporciona resistência a tração. As espessuras de parede da mangueira vão de 0,04 a 0,06 polegadas, sendo oferecida em comprimentos de 25 e 50 pés com extremidades unidas.
Segundo O'Brien a empresa desenvolveu o produto por ver uma necessidade pelo mercado. "Havia outros produtos tradicionais, mas os uretanos têm se desenvolvido muito", disse. "É um material novo e é um pouco mais amigável ao uso por ser mais flexível".
|