Com foco na sustentabilidade, a MVC, empresa brasileira líder no desenvolvimento de produtos e soluções em plásticos de engenharia e pertencente ao Grupo Artecola e à Marcopolo, aderiu ao Projeto Devolva, que prevê a correta destinação de resíduos sólidos, como fibra de vidro, poliuretano e compósitos reforçados, por meio da logística reversa, para reduzir o impacto causado à natureza. Este é o primeiro projeto no segmento de compósitos reforçados com fibra de vidro que leva em consideração toda a cadeia produtiva, não focando apenas na reciclagem, mas sim na sustentabilidade.
De acordo com Gilmar Lima, diretor-geral da MVC, a participação no Projeto Devolva faz parte do compromisso ambiental da empresa. “No Brasil, cerca de 20.000 toneladas de resíduos (entre rebarbas de processos e peças com defeitos) de compósitos reforçados com fibra de vidro são enviadas anualmente para aterros sanitários pelas empresas. Para evitar o descarte inadequado, a MVC promove a destinação correta desse tipo de material, contribuindo para o futuro das próximas gerações”, explica o executivo.
Para Gilmar Lima, a utilização de compósitos reforçados com fibra de vidro ou fibras naturais se torna cada vez mais forte pelas vantagens que proporcionam, como melhor resistência, flexibilidade, durabilidade e custo competitivo. “O descarte adequado dos resíduos é fundamental para o crescimento sustentável. O material pode, ainda, ser reutilizado nos processos de fabricação, reduzindo custos e contribuindo para a preservação ambiental.”
A eliminação do envio de resíduos para aterros, a redução da geração de detritos e a implantação de processo de reciclagem de termofixos (fibra de vidro) fazem parte do compromisso ambiental da MVC, até 2015. Os objetivos incluem a ampliação para 50% da utilização de polímeros de fontes renováveis, redução de consumo de energia elétrica, água e gás, ter produtos 100% recicláveis e a promoção da sustentabilidade nas comunidades nas quais a empresa está presente.
Por meio da logística reversa, os resíduos gerados nos processos produtivos são recolhidos e encaminhados para pesagem e separação. Posteriormente, o material segue para reutilização, reciclagem, tratamento ou disposição final. Um certificado de destinação correta e um relatório de quantidade coletada são enviados à empresa.
O Projeto Devolva surgiu por meio da ONG Associação Fukuoka do Sul do Paraná, para realizar a coleta de diversos resíduos sólidos gerados por empresas ou condomínios. Tem como objetivos destinar adequadamente o material coletado; contribuir com a preservação ambiental; estimular práticas de gestão que permitam a sustentabilidade; conscientizar a sociedade sobre o depósito correto de lixo, e reduzir a quantidade de detritos encaminhada a aterros ou incineração.
|